EUA revogam vistos de 7 autoridades brasileiras; veja a lista

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Roberto Schmidt/AFP

O governo dos Estados Unidos, sob a administração de Donald Trump, revogou os vistos de sete autoridades brasileiras nesta segunda (22). Além dos alvos punidos diretamente pela Casa Branca, seus parentes imediatos, como cônjuges e filhos, serão afetados.

Entre os punidos estão Jorge Messias, advogado-geral da União (AGU), e Benedito Gonçalves, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que foi relator do processo que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por 8 anos.

José Levi, ex-secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE);  Airton Vieira, juiz auxiliar de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF) também tiveram seus vistos cancelados, assim como Marco Antonio Martin Vargas, ex-assessor eleitoral; Rafael Henrique Tamai Rocha, juiz auxiliar de Moraes; e Cristina Yukiko Kushara, chefe de gabinete de Alexandre de Moraes.

A decisão foi tomada com base na alegação dos EUA de que essas autoridades brasileiras foram responsáveis por restringir a liberdade de expressão ao bloquear perfis de usuários em redes sociais, o que, segundo Washington, comprometeu a democracia e a liberdade no Brasil.

O ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ex-corregedor-geral da Justiça Eleitoral Benedito Gonçalves. Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

As sanções estão diretamente ligadas à atuação dessas figuras no contexto das eleições de 2022. A Casa Branca alega que as ações das autoridades brasileiras punidas ajudaram a prejudicar a campanha de Bolsonaro, derrotado na disputa daquele ano.

As ações também teriam interferido na qualidade do pleito, segundo o governo americano. A nova ofensiva dos Estados Unidos foi promovida após Bolsonaro, aliado de Trump, ser condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pela trama golpista.

Veja a lista:

  1. Jorge Messias (Advogado-Geral da União)
  2. José Levi (Ex-secretário-geral do TSE)
  3. Benedito Gonçalves (Ex-ministro do TSE)
  4. Airton Vieira (Juiz auxiliar de Moraes no STF)
  5. Marco Antonio Martin Vargas (Ex-assessor eleitoral)
  6. Rafael Henrique Tamai Rocha (Juiz auxiliar de Moraes)
  7. Cristina Yukiko Kushara (Chefe de gabinete de Alexandre de Moraes)

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/eua-revogam-vistos-de-7-autoridades-brasileiras-veja-a-lista/