Fifa discutirá Copa com 64 seleções em 2030

Gianni Infantino, presidente da Fifa, com terno escuro e gravata. Foto: Reprodução

A Fifa vai analisar a possibilidade de ampliar a Copa do Mundo para 64 seleções já na edição de 2030, confirmou o presidente da entidade, Gianni Infantino, em entrevista ao portal suíço “Bluewin”. A mudança elevaria a presença no torneio para mais de um quarto das 210 equipes masculinas filiadas à entidade.

O Mundial de 2026 adotou pela primeira vez o formato com 48 seleções, após décadas com 32 participantes. A edição ocorre nos Estados Unidos, no Canadá e no México, e Infantino classificou a ampliação atual como “100% um sucesso”.

O dirigente afirmou que a proposta de novo aumento entrará na agenda dos comitês responsáveis depois da Copa de 2026. “É definitivamente uma questão que será examinada e discutida nos comitês responsáveis depois desta Copa do Mundo”, declarou.

Infantino defendeu que o torneio tenha alcance mais amplo e não fique concentrado em seleções europeias e sul-americanas. Para ele, a entrada de mais países ajuda equipes menores a manter investimento e ambição de disputar um Mundial.

Danilo e Casemiro pela Seleção Brasileira
Danilo e Casemiro com uniforme da Seleção Brasileira. Foto: Reprodução

Proposta ganhou força na discussão sobre o centenário

O uruguaio Ignacio Alonso apresentou inicialmente a ideia de uma Copa com 64 seleções em uma reunião do Conselho da Fifa, em março de 2025. O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, também tratou o formato como um “sonho” para a edição que marcará o centenário da competição.

A Copa de 2030 terá jogos em seis países e três continentes. Uruguai, Argentina e Paraguai receberão uma partida cada no início do torneio, enquanto Espanha, Portugal e Marrocos concentrarão a maior parte da competição.

Com 64 seleções, os países sul-americanos poderiam reivindicar a realização de grupos completos, e não apenas partidas comemorativas de abertura. A proposta acrescentaria 16 vagas ao modelo já ampliado de 2026.

A ampliação enfrenta resistência de dirigentes de outras confederações. O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, já chamou a ideia de ruim por considerar que ela prejudicaria o Mundial e esvaziaria as Eliminatórias; o presidente da Concacaf, Victor Montagliani, também se posicionou contra a mudança.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/fifa-admite-discutir-expansao-da-copa-em-2030-apos-mundial-com-48-equipes/