A prisão de Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB, aprofundou o desgaste político de Ibaneis Rocha (MDB), que indicou o agora detento, e passou a contaminar diretamente as articulações do ex-governador para disputar uma vaga no Senado. Segundo o Estadão, a imagem de Ibaneis se tornou tóxica nas negociações partidárias, a ponto de já haver, nos bastidores de Brasília, o risco concreto de ele ficar sem palanque na eleição deste ano.
O incômodo não está restrito à oposição. Integrantes do partido da atual governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), afirmam que a campanha dela vem sendo prejudicada pelo envolvimento de Ibaneis no caso Banco Master. De acordo com interlocutores ouvidos pela coluna, a própria Celina já aguardaria a eventual prisão do ex-governador como a única “saída confortável” para conseguir se descolar politicamente dele em meio ao agravamento da crise.
O PL, que integra a chapa local, já rompeu com Ibaneis e trabalha para lançar Michelle Bolsonaro e Bia Kicis ao Senado. Mesmo assim, o MDB do ex-governador insiste que ele continuará na disputa. Dirigentes do partido no Distrito Federal se reuniram na noite de quinta-feira (16), sem a presença de Ibaneis, que, segundo aliados, já tinha uma viagem marcada para uma fazenda.
A tensão interna ficou ainda mais evidente com as declarações do deputado Alberto Fraga (PL-DF), que afirmou apoiar José Roberto Arruda (PSD) ao governo do Distrito Federal e disse esperar a prisão de Ibaneis. “Quero o Ibaneis na cadeia. Ele é tão arrogante que pode até manter a candidatura, mas eu duvido que ele seja mesmo candidato”, afirmou.
Fraga também atacou a relação entre Ibaneis e Celina Leão: “O que se diz é que a Celina abandonou o Ibaneis há muito tempo. Esperta demais”.

O avanço do desgaste ocorre num momento em que vieram à tona mensagens trocadas entre Paulo Henrique Costa e Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.
Segundo o material, Ibaneis, além de defender amplamente a compra do Master pelo BRB, mesmo diante de recomendações contrárias, sabia que a operação geraria críticas e chegou a pedir argumentos para rebater os questionamentos. Diante disso, adversários do ex-governador passaram a repetir nos bastidores: “Paulo Henrique não operou sozinho. Ibaneis deve explicações”.
A defesa de Ibaneis tenta conter os danos. O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, afirmou que as conversas entre Costa e Vorcaro comprovam que o ex-governador “não acompanhava, não pressionou e tampouco teve qualquer ingerência em operações realizadas pelas referidas instituições financeiras” e que concedeu “plena autonomia” à área técnica do BRB.
A crise atual também trouxe de volta episódios antigos envolvendo o banco público. Entre eles, uma reportagem publicada por Lúcio de Castro, da Agência Sportlight, que relacionou negócios do BRB com o grupo Sarkis ao financiamento da mansão comprada por Flávio Bolsonaro em Brasília.
Segundo a apuração, o crédito de R$ 3,1 milhões concedido ao senador para a compra do imóvel exigiu aval direto da diretoria colegiada do BRB, então presidida por Paulo Henrique Costa, indicado por Ibaneis Rocha. Com a prisão do ex-presidente do banco, esse histórico voltou a circular como parte do desgaste político que agora alcança em cheio o ex-governador.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/figura-toxica-ibaneis-deve-ser-descartado-em-disputa-pelo-senado-apos-prisao-de-ex-chefe-do-brb/

