Nunes Marques manda Lula apagar nota sobre família Bolsonaro

Nunes Marques, presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Foto: Reprodução

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nunes Marques, determinou que o presidente Lula (PT) e uma página oficial do governo federal excluam publicações em que detonam família Bolsonaro. O texto tratava das tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil e, para o ministro, teve caráter eleitoral.

A nota circulou em julho, após a decisão do governo de Donald Trump sobre as tarifas. O Palácio do Planalto afirmou que a medida contou com “a ativa colaboração da família Bolsonaro” e chamou seus integrantes de “falsos patriotas”.

Lula publicou o texto em suas páginas pessoais, enquanto um perfil oficial do governo também reproduziu a manifestação. A ordem de remoção alcança essas divulgações.

Nunes Marques escreveu que a publicação trazia a identificação oficial da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e ultrapassava os limites da comunicação institucional. “Ao incorporar críticas dirigidas a adversários políticos identificados e referência expressa à disputa eleitoral”, a nota perdeu, em análise preliminar, o caráter apenas informativo, avaliou.

Lula e Flávio Bolsonaro. Fotos: Sergio Lima e Evaristo Sa/AFP

Secom terá de detalhar produção e divulgação da nota

A decisão atendeu a pedidos apresentados pelo PL e pelo Novo. As siglas questionaram o uso de canais ligados à Presidência para divulgar críticas dirigidas à família Bolsonaro.

Nunes Marques ordenou que a Secom explique como elaborou a nota. O órgão deverá informar quais servidores participaram de todas as etapas da produção do texto e quais custos envolveu.

A secretaria também terá de indicar os canais oficiais que receberam a publicação. A determinação abrange o detalhamento sobre como os arquivos chegaram aos administradores do perfil pessoal de Lula.

A manifestação do TSE foi tomada em caráter preliminar. Com a decisão, Lula e a página do governo citada no processo devem retirar as postagens que reproduziram a nota sobre as tarifas dos Estados Unidos.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/kassio-manda-lula-excluir-nota-que-chama-bolsonaros-de-falsos-patriotas/