Trump nunca disse a Putin e Zelensky o que agora diz a Lula, apesar de ter sentimentos semelhantes em relação aos dois. Lula entra em outro departamento dos afetos do americano, porque lhe oferece novas pautas, novas brigas e a possibilidade dos desenlaces latinos imprevisíveis.
Trump quer Lula como seu novo rolo. Lula é mais artista do que os outros dois juntos. O brasileiro oferece a chance da novidade, o desafio de uma esperteza não só cerebral, mas intuitiva e poética, e a perspectiva de coisas surpreendentes.
Novos inimigos reanimam os cansados de guerra. Lula revitaliza Trump, que passa a desfrutar da inteligência única de Lula. Trump começou, com a primeira conversa, um duelo que pode até desencurvar seu corpo cansado.
Nenhuma ingenuidade alvissareira, movida pelo entusiasmo do primeiro telefonema, pode nos levar a pensar que Lula vai mudar Trump. Nada disso. Trump poderia ser um Biden se não fosse Trump.
O que Lula disse a Trump e o hipnotizou é que ele tem condições de enfrentá-lo. Tanto quanto Putin o enfrenta, como o mais fantástico estrategista do século 21.
Hahahah, Donald Trump ACABA de AFIRMAR ao vivo que Lula é um homem bom. Disse que pretende vir ao Brasil e Lula vai até os EUA.
Hoje os bolsonaristas NÃO VÃO DORMIR!! 😂👍 pic.twitter.com/HHIbIVSSox
— Pedro Rousseff (@pedrorousseff) October 6, 2025
Mas Lula é o mais sedutor, o mais serelepe, o mais literário, o mais engraçado. Lula tira Trump da mesmice das outras guerras, das conversas medíocres com seus amigos e inimigos europeus e do bafo insuportável de Netanyahu.
Lula diz a Trump que atrações pessoais não vão se sobrepor às macroquestões econômicas, políticas e ideológicas e que ele respeita essa verdade.
Lula sabe que é impossível ver afetos repentinos falsos ou verdadeiros encobrindo gestos maiores que expressam todos os ódios em relação ao Brasil, às esquerdas e aos latinos. Trump sabe que Lula pensa assim e que vai para o jogo no que sobra de espaço de racionalidade.
Trump poderá descansar um pouco a própria agressividade. Vai tirar dois ou três bodes da varanda. Cederá no detalhe para não perder o essencial, porque ele criou o jogo e as regras e determina quem avança e recua. Lula admite que é assim mesmo e que topa jogar, porque não há o que fazer.
Trump cede porque precisa afrouxar a corda, por pressão econômica interna, por calibragem de retórica e de blefes e porque não pode brigar com todo mundo o tempo todo.
Trump vai pedir aos Bolsonaros que se acalmem um pouco. Eles terão que buscar forças em Valdemar Costa Neto e Ciro Nogueira.
Trump precisa reacomodar seu tom de voz e se dedicar a Lula, enquanto enrola russos e ucranianos e finge querer parar a matança em Gaza. E que a família fique à espera de novos sinais mais adiante, se for preciso chamá-la de novo.
Trump sabe que Lula defende um país e que Bolsonaro defende uma facção criminosa já condenada. Nem seus generais golpistas Bolsonaro defende.
Trump continuará sendo o mesmo fascista perseguidor dos diferentes. Lula não vai humanizá-lo. Sabe que está num rolo. Que o esquemático Marco Rubio não estrague tudo.
Rapaz, mais um show do Lula e mais um dia triste para os bolsonaristas! Trump emitiu uma nota agora há pouco sobre sua conversa com Lula, na qual reitera o elogio ao nosso presidente e mais uma vez ignora Bolsonaro 🇧🇷✊🏾 pic.twitter.com/5I1rF3Mnnp
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) October 6, 2025
Publicado originalmente no Blog do Moisés Mendes
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/lula-tira-trump-do-tedio-das-mesmas-conversas-por-moises-mendes/


