O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, considerado foragido da Justiça brasileira e atualmente na Espanha, apresentou nesta segunda-feira (14) pedido de registro para disputar uma vaga de deputado federal pelo Paraná nas eleições de 2026. Seu nome aparece no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Eustáquio pediu à Justiça Eleitoral que sua candidatura fosse registrada pela Federação União Progressista. Os processos relacionados ao registro já constam no sistema eleitoral. Até a publicação da reportagem, não havia declaração formal de bens vinculada à candidatura.
Aliado de Jair Bolsonaro e personagem recorrente de investigações sobre atos antidemocráticos, Eustáquio está na Espanha desde 2023. Ele deixou o Brasil depois de passar à condição de prisão domiciliar e permanece considerado foragido pela Justiça brasileira.

O blogueiro já teve prisão preventiva decretada em apurações que envolvem crimes contra a democracia, obstrução de Justiça, divulgação de dados protegidos, perseguição, ameaça e corrupção de menores. Em agosto, a Procuradoria-Geral da República o denunciou ao STF por associação criminosa, em caso relacionado a publicações de teor golpista e manifestações contra a posse de Luiz Inácio Lula da Silva.
A Justiça espanhola encerrou no fim de 2025 o processo de extradição de Eustáquio sem autorizar sua entrega ao Brasil. A decisão impediu o avanço daquela tentativa de extradição e das medidas cautelares requeridas às autoridades espanholas, mas não revogou sua situação processual perante a Justiça brasileira.
A existência de mandado de prisão preventiva não impede automaticamente que um pedido de registro de candidatura seja processado pela Justiça Eleitoral. A análise definitiva da elegibilidade e do registro cabe à Justiça Eleitoral, enquanto Eustáquio permanece fora do país e tenta disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/mesmo-foragido-oswaldo-eustaquio-registra-candidatura-a-deputado-pelo-parana/


