Milton Nascimento é diagnosticado com demência

O cantor Milton Nascimento. Foto: Reprodução

Aos 82 anos, o cantor Milton Nascimento recebeu o diagnóstico de demência por corpos de Lewy (DCL), o terceiro tipo mais comum de demência no mundo. A condição, causada pela degeneração de células nervosas no cérebro, foi confirmada após exames realizados neste ano, segundo reportagem da revista Piauí nesta quinta-feira (2).

O quadro começou a ser percebido pelo filho do artista, Augusto Nascimento, no início de 2024. Milton apresentava lapsos de memória, perda de apetite, olhar fixo e repetição frequente das mesmas histórias em curtos intervalos de tempo.

Diante da piora, Augusto acionou o clínico geral Weverton Siqueira, médico que acompanha o cantor há dez anos. O profissional relatou ter se assustado com a rapidez do declínio cognitivo e iniciou uma série de testes em abril.

Viagem antes do diagnóstico

Enquanto aguardava os resultados, Augusto decidiu realizar uma viagem com o pai pelos Estados Unidos. “Quando vi que o meu pai apresentava uma piora brusca no quadro cognitivo, perguntei ao médico se seria uma loucura fazer uma viagem de motorhome com ele pelos Estados Unidos”, contou.

Com o aval do médico, eles percorreram 4 mil km em 16 dias, passando por estados como Arizona, Utah, Wyoming e Montana. “Meu pai contava para todo mundo como se tivesse sido a melhor coisa da vida dele”, recordou Augusto.

Após o retorno, os exames confirmaram a demência por corpos de Lewy. A doença apresenta sintomas semelhantes ao Alzheimer, principalmente nos lapsos de memória, e também ao Parkinson, no que diz respeito às questões motoras. Este último, inclusive, havia sido o diagnóstico anterior do cantor.

Filho de Milton Nascimento o presenteia com foto ao lado de Elis ReginaFilho de Milton Nascimento o presenteia com foto ao lado de Elis Regina
Milton Nascimento e seu filho Augusto Nascimento. Foto: Reprodução

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/milton-nascimento-e-diagnosticado-com-demencia/