Equipes de resgate seguem, nesta quinta-feira (25), a busca por vítimas dos terremotos que devastaram a Venezuela na noite de quarta-feira (24). Até a manhã desta quinta, as autoridades contabilizavam 164 mortos e 971 feridos. Mais de 500 equipes de emergência foram mobilizadas para localizar sobreviventes sob os escombros.
Imagens divulgadas pela imprensa e nas redes sociais mostram moradores comemorando a cada pessoa retirada com vida dos destroços. Os tremores, considerados os piores a atingir o país em 100 anos, provocaram desabamentos em Caracas e em outras cidades, além de danos a estruturas públicas.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o número de vítimas pode crescer de forma significativa. O órgão estima que o total de mortos possa ficar entre 10 mil e 100 mil, diante da extensão dos danos. “É provável que haja um elevado número de vítimas e danos extensos, e é provável que o desastre seja generalizado”.
De todos os vídeos que vi do terremoto na Venezuela, esse é sem dúvida o mais angustiante.
Parece filme de terror.
Quanto mais desce, mais o prédio tá quebrado, aí o desespero bate pra sair logo. 😱 pic.twitter.com/r70rnyxurd— Bruno Brezenski (@bbbrezenski) June 25, 2026
O Itamaraty informou na noite de quarta-feira que, até o momento, não havia notícias de brasileiros entre as vítimas. Os tremores também foram sentidos em cidades do Norte do Brasil, como Belém, Manaus, Boa Vista e Macapá, levando moradores a deixarem prédios por precaução.
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, decretou estado de emergência e anunciou a suspensão de aulas e serviços não essenciais. Redes de gás e eletricidade foram desligadas em áreas afetadas para evitar novos acidentes. Segundo ela, os primeiros socorristas estrangeiros devem chegar nas próximas horas.
Diversos chefes de Estado e de governo manifestaram solidariedade e ofereceram ajuda humanitária, produtos médicos e equipes de resgate. Além do Brasil, países como Estados Unidos, Turquia, México, Portugal e China se colocaram à disposição para auxiliar.
Edificio Oasis, Playa grande
La Guaira, Venezuela
Totalmente colapsado !
Tremendo como se oyen los gritos!! pic.twitter.com/pY8pSy2SPr— Alerta Mundial (@TuiteroSismico) June 25, 2026
Os dois terremotos, de magnitudes 7,2 e 7,5, ocorreram pouco depois das 19h, no horário de Brasília, com menos de um minuto de diferença. O epicentro do principal abalo foi localizado perto de El Guayabo, a cerca de 160 quilômetros de Caracas, a 13 quilômetros de profundidade. Por ser considerado superficial, o tremor tende a causar efeitos mais severos em construções.
Entre os danos registrados, estão prédios residenciais, casas, um hotel no litoral e o Aeroporto Internacional Simón Bolívar, principal terminal aéreo do país, que foi fechado após sofrer danos estruturais.
Inicialmente, o Sistema de Alerta de Tsunamis dos Estados Unidos emitiu aviso para Porto Rico e para as Ilhas Virgens estadunidenses e britânicas, além de mencionar risco em Aruba, Curaçao e Bonaire. O alerta foi cancelado cerca de uma hora depois.
🇻🇪 ❗️| Momento del terremoto en el Aeropuerto internacional de Maiquetía pic.twitter.com/jsq2giE1u4
— Alerta News 🚨 (@Alerta_News_) June 24, 2026
A Venezuela está em uma área de intensa atividade sísmica, no encontro entre as placas tectônicas do Caribe e da América do Sul. Segundo o USGS, um terremoto em 1812 matou cerca de 30 mil pessoas em Caracas e Mérida.
O sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da USP, afirmou que abalos dessa magnitude podem ser percebidos a grandes distâncias. “Apesar do susto que podem causar nas pessoas por aqui, a distâncias como essa não há chance de danos para as cidades brasileiras”, afirmou.
Os estragos do terremoto na Venezuela. pic.twitter.com/RIZGn05oYG
— GugaNoblat (@GugaNoblat) June 25, 2026
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/numero-de-mortos-em-terremotos-na-venezuela-sobe-para-164/

