PCdoB aciona STF contra descontos abusivos do BRB em salários de servidores endividados

Fachada de agência do BRB – Divulgação

O PCdoB (Partido Comunista do Brasil) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão imediata dos descontos abusivos em salários de servidores públicos do Distrito Federal, realizados pelo Banco de Brasília (BRB). Com informações do Globo.

A legenda protocolou uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) contra o BRB e o Governo do Distrito Federal (GDF), alegando que os descontos referentes a empréstimos consignados e faturas de cartão de crédito ultrapassam o limite legal de 30% da remuneração dos servidores.

Segundo o partido, o BRB tem descontado percentuais superiores ao permitido por lei, comprometendo o chamado mínimo existencial — valor mínimo necessário para garantir a subsistência digna dos trabalhadores. A ação ainda critica a omissão do GDF, que não teria adotado medidas efetivas para proteger os servidores públicos distritais contra a retenção excessiva de seus vencimentos.

A petição destaca que diversos processos individuais foram ajuizados por servidores prejudicados, mas não surtiram efeito, apesar do reconhecimento judicial da ilegalidade dos descontos.

ex-interventor federal Ricardo Cappelli falando em microfone e gesticulando, sérioex-interventor federal Ricardo Cappelli falando em microfone e gesticulando, sério
O ex-interventor federal Ricardo Cappelli – Reprodução

O documento cita o ex-interventor federal Ricardo Cappelli, que denunciou nas redes sociais casos em que o salário dos servidores foi confiscado integralmente, impossibilitando o pagamento de despesas básicas. Ele também teria contribuído para a formulação da ação no STF.

“O descumprimento dos preceitos fundamentais pelo BRB e pelo GDF configura não apenas um ato desumano que compromete a vida, a saúde e a economia dos contribuintes, mas evidencia efetivo desrespeito ao mínimo existencial do cidadão e da cidadã”, diz a ação.

Os advogados do PCdoB sustentam que a prática do BRB fere a dignidade da pessoa humana, o valor social do trabalho e princípios constitucionais como a proporcionalidade e razoabilidade.

O partido solicita que:

  • O BRB suspenda, no prazo de até 48 horas, os descontos indevidos nos contracheques dos servidores;
  • O Governo do Distrito Federal seja obrigado a implementar medidas de fiscalização e controle para evitar novos bloqueios salariais abusivos.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/pcdob-aciona-stf-contra-descontos-abusivos-do-brb-em-salarios-de-servidores-endividados/