PL defende aposentadoria de ministros do STF

Os ministros do STF,  Alexandre de Moraes e Flávio Dino. Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Uma ala do PL no Senado passou a defender a aposentadoria antecipada de ministros do Supremo Tribunal Federal como alternativa ao impeachment de magistrados. O grupo avalia que a saída reduziria a tensão política e seria um caminho “mais pacífico” para o país.

Os senadores mencionam Alexandre de Moraes, principal alvo dos bolsonaristas no STF, e Flávio Dino, identificado como aliado do presidente Lula. A discussão considera até um eventual governo de Flávio Bolsonaro (PL) na Presidência da República.

O grupo cita como referência a decisão de Luís Roberto Barroso, que deixou o Supremo em 2025 antes de atingir a idade para a aposentadoria compulsória. Barroso tinha 68 anos e poderia permanecer na Corte por mais sete anos.

Alexandre de Moraes tem 57 anos e, pelas regras atuais, pode integrar o STF até completar 75 anos, o que lhe permitiria ficar no tribunal por mais 18 anos. Flávio Dino tem 58 anos e poderá permanecer no cargo até 2043.

PL projeta força no Senado a partir de 2027

Composição Senado Federal a partir de 2027. Infográfico: Reprodução/Amazonas Atual

O PL terá 28 senadores a partir de 2027, número equivalente a um terço das 81 cadeiras da Casa. Com essa bancada, o partido pretende reivindicar a presidência do Senado.

Pedidos de impeachment contra ministros do STF dependem do Senado, que conduz a análise e um eventual julgamento. Para a ala do PL, uma aposentadoria voluntária evitaria o desgaste político de abrir esse tipo de processo contra integrantes da Corte.

Bolsonaristas apostam que Flávio Dino poderia deixar o Supremo antes do prazo constitucional para retomar a atividade partidária. A expectativa desse grupo é que ele se apresente futuramente como sucessor de Lula em uma candidatura da esquerda ao Palácio do Planalto.

A eventual saída antecipada de qualquer ministro abriria uma vaga no STF para indicação do presidente da República em exercício, seguida de sabatina e votação no Senado Federal.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/pl-defende-aposentadoria-moraes-dino-evitar-impeachment-stf/