Queda de avião mata renomado arquiteto chinês, 2 cineastas brasileiros e piloto no Pantanal

O arquiteto chinês Kongjian Yu, o documentarista Luiz Ferraz, o diretor de fotografia Rubens Crispim Jr. e o piloto Marcelo Pereira de Barros. Foto: Divulgação

Um acidente aéreo ocorrido na noite de terça-feira (23) em Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, deixou quatro mortos, entre eles o renomado arquiteto chinês Kongjian Yu e dois cineastas brasileiros.

A aeronave de pequeno porte caiu na área da Fazenda Barra Mansa, cerca de 140 km de Campo Grande, e pegou fogo após o impacto. O local é conhecido por já ter servido de cenário para gravações da novela Pantanal, da TV Globo, além de ser destino turístico.

As vítimas foram identificadas como Marcelo Pereira de Barros, piloto e dono do avião; Kongjian Yu, professor da Universidade de Pequim e criador do conceito de “cidades-esponja”; o diretor Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz; e o documentarista Rubens Crispim Jr. Segundo o Corpo de Bombeiros, as causas do acidente ainda estão em investigação, com participação da Polícia Civil e de equipes especializadas.

Avião de pequeno porte cai no Pantanal de MS. Foto: Divulgação

Kongjian Yu, de 61 anos, era considerado um dos principais arquitetos paisagistas do mundo, responsável por projetos em mais de 70 cidades e consultor do governo chinês.

Doutor pela Universidade Harvard, ficou conhecido por propor soluções urbanísticas que utilizam a própria natureza para absorver e reutilizar águas da chuva, reduzindo riscos de enchentes. Sua visita ao Brasil incluía compromissos na Bienal de Arquitetura e uma missão no Pantanal para conhecer a região.

O cineasta Luiz Fernando Ferraz, atuante desde 2007 pela Olé Produções, dirigiu projetos premiados como “Paisagem Concreta”, exibido em festivais internacionais, e séries documentais para HBO e MBC.

Já Rubens Crispim Jr., também documentarista e diretor de fotografia, trabalhou em produções para Discovery Channel, National Geographic, TV Globo e TV Cultura. Em sua trajetória, destacou-se em festivais como IN-Edit Brasil e no Mimo Festival, além de coordenar o setor audiovisual da Amigos da Arte entre 2019 e 2023.

O acidente foi o segundo registrado no Pantanal neste mês. No último dia 16, o médico e pecuarista Ramiro Pereira de Matos também morreu em uma queda de avião, na região de Corumbá.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/queda-de-aviao-mata-renomado-arquiteto-chines-2-cineastas-brasileiros-e-piloto-no-pantanal/