Pedro Uczai repudia lei de SC que extingue cotas raciais

O deputado federal Pedro Uczai. Foto: Luiz Macedo / Câmara dos Deputados

O DCM recebeu a seguinte nota:

O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) repudiou hoje (26) a lei sancionada pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), que extingue a política de cotas raciais nas universidades do estado.

“É inadmissível que, sob a influência da extrema-direita, nosso estado se torne símbolo do retrocesso em políticas que promovem justiça social e igualdade de oportunidades”, afirmou.

Segundo Uczai, ao extinguir as cotas raciais, o governo catarinense restringe o acesso de negros, negras, quilombolas, indígenas e estudantes pobres ao ensino superior, aprofundando desigualdades e perpetuando exclusões históricas.

“Como professor e deputado federal, manifesto minha indignação. Essa lei não apenas mantém a injustiça histórica, ela a amplia. É um retrocesso inaceitável. Precisamos defender as políticas afirmativas e garantir que as universidades sejam espaços de inclusão, diversidade e justiça social”, disse.

Professor universitário, Uczai classificou a lei como um grave retrocesso social e institucional, afirmando que Santa Catarina passa a caminhar na contramão da história e das políticas públicas voltadas à redução das desigualdades no acesso ao ensino superior.

Alunas conversando. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

O deputado destacou que o Sul do Brasil , incluindo Santa Catarina, foi historicamente beneficiada por políticas públicas que favoreceram populações de origem europeia, com acesso à terra, subsídios e incentivos estatais. Em contraste, a população negra enfrentou mais de 300 anos de escravidão e, mesmo após a abolição, continuou excluída de direitos básicos como educação e terra. “As políticas afirmativas existem para reparar uma injustiça histórica. Negá-las é ignorar deliberadamente desigualdades que o próprio Estado ajudou a construir”, enfatizou.

Uczai articulou, com o Partido dos Trabalhadores, o ingresso de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ni Supremo Tribunal Federal contra a lei sancionada pelo governador de extrema-direita de Santa Catarina.

A iniciativa questiona a constitucionalidade da norma, uma vez que as políticas de ações afirmativas possuem abrangência nacional e respaldo do STF.

A ação já foi protocolada pelo partido, que é o ator juridicamente legitimado para propor esse tipo de medida.

Assessoria parlamentar

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/retrocesso-inaceitavel-pedro-uczai-repudia-lei-de-sc-que-extingue-cotas-raciais/