O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, divulgou nesta sexta-feira (10) uma declaração conjunta do grupo de países aliados Escudo das Américas com uma cobrança direta às autoridades colombianas para que reconheçam o resultado das eleições presidenciais e garantam a transição de governo.
O texto adota um tom de advertência ao afirmar que qualquer tentativa de contestar o processo eleitoral ou dificultar a transferência de poder representa uma afronta ao Estado de Direito.
A nota é assinada pelos governos dos Estados Unidos, Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guiana, Honduras, Panamá, Paraguai e Trinidad e Tobago.
Embora não mencione nominalmente o presidente colombiano, Gustavo Petro, o comunicado foi divulgado em meio às disputas sobre a sucessão presidencial e deixa claro que Washington considera ilegítima qualquer iniciativa que questione os resultados oficiais proclamados pelas autoridades eleitorais.
O presidente eleito da Colômbia, o extremista Abelardo de la Espriella, afirmou que Gustavo Petro quer dar um “golpe de Estado” e convocou as Forças Armadas para protegerem a democracia e a desobedecerem a quaisquer ordens nesse sentido.
Petro questionou a legitimidade da eleição e convocou manifestações para 20 de julho, data em que anunciou que fará seu discurso de despedida do mandato.
O documento afirma que os países observam “com profunda preocupação” declarações e ações que, “sem fundamentos devidamente comprovados”, colocariam em dúvida a integridade da eleição. Em seguida, rejeita qualquer medida que procure “deslegitimar o mandato conferido pelos cidadãos”, desacreditar as autoridades eleitorais ou impedir o processo de transição, conhecido na Colômbia como empalme.
Na prática, a declaração funciona como um recado do governo americano e de seus aliados. Ao exigir que todas as autoridades colombianas respeitem os resultados e conduzam uma transição “pacífica, ordenada e transparente”, o grupo sinaliza que acompanha de perto os acontecimentos no país e aumenta a pressão internacional sobre Bogotá.
Joint Statement by Members of the Shield of the Americashttps://t.co/2G04cwJQn0
— Secretary Marco Rubio (@SecRubio) July 10, 2026
O que é o Escudo das Américas
O Escudo das Américas é uma aliança criada pelos Estados Unidos em 2026 para reunir governos conservadores à política externa da administração Donald Trump no continente.
Liderada por Marco Rubio, a iniciativa foi apresentada oficialmente como um mecanismo de cooperação em segurança, combate ao narcotráfico, imigração ilegal e enfrentamento ao crime organizado.
Na prática, porém, o bloco também passou a atuar como instrumento de coordenação política. Além de ações voltadas à segurança, seus integrantes têm emitido declarações conjuntas sobre crises políticas e processos eleitorais em países latino-americanos.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/rubio-divulga-nota-mandando-colombia-aceitar-resultado-eleitoral-com-vitoria-de-aliado/

