Rússia nega invasão ao espaço aéreo da Estônia; entenda o caso

Caças da Rússia invadem espaço aéreo da Estônia em mais um desrespeito à Otan — Foto: Reprodução/TV Globo

O Ministério da Defesa da Rússia informou que o deslocamento dos caças MiG-31, realizado entre a região da Carélia e a província de Kaliningrado, ocorreu exclusivamente sobre águas internacionais.

De acordo com a nota oficial, as aeronaves não invadiram o espaço aéreo da Estônia e cumpriram rigorosamente as normas internacionais de aviação.

“No dia 19 de setembro, três caças MiG-31 da Força Aérea russa seguiram em voo programado da Carélia até uma base aérea em Kaliningrado. Toda a operação respeitou as regras internacionais de uso do espaço aéreo e não ultrapassou fronteiras de outros países, o que foi confirmado por monitoramento objetivo”, declarou o ministério.

A pasta acrescentou ainda que os aviões mantiveram a rota previamente definida, sobre águas neutras do Mar Báltico, a mais de três quilômetros da ilha estoniana de Vaindloo. A acusação de violação havia sido feita pelo primeiro-ministro da Estônia, Kristen Michal, que anunciou a intenção de seu governo de acionar consultas na OTAN com base no Artigo 4, que prevê discussões sempre que a integridade territorial, a independência política ou a segurança de um dos países-membros for considerada em risco.

A Estônia acusou a Força Aérea da Rússia de usar Caças MIG-31 para invadir nesta sexta-feira (19)  seu espaço aéreo e ficar 12 minutos na região do Golfo da Finlândia sem autorização.

O episódio aumenta a tensão na região do Báltico. Há dez dias, cerca de 20 drones russos sobrevoaram a Polônia, e quatro dias depois, outro equipamento atravessou a fronteira da Romênia. Na avaliação da primeira-ministra da Estônia, Kaja Kallas, a ação representa uma “provocação extremamente perigosa”.

O Reino Unido defendeu novas sanções políticas e econômicas contra Moscou, enquanto a França classificou a operação como violação do direito internacional. A Alemanha reforçou que o caso evidencia a importância da coesão militar da Otan diante das movimentações do governo de Vladimir Putin.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a manobra russa pode gerar “um grande problema” e confirmou que a Otan discutirá a escalada militar de Moscou na próxima semana.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/russia-nega-invasao-ao-espaco-aereo-da-estonia-entenda-o-caso/