Trump serve café e bife para a reeleição de Lula com tarifaço ‘meia-bomba’

Presidente do Brasil, Lula, e ex-presidente dos EUA, Donald Trump. Foto: Divulgação

Por Leonardo Sakamoto, no UOL

O tarifaço de Donald Trump, inspirado pelo clã Bolsonaro, aos produtos brasileiros, que veio em uma versão “meia-bomba” com o decreto assinado nesta quarta (30), pode acabar sendo um presente para o presidente Lula.

Suco, celulose, petróleo e aviões, entre outros, ficaram de fora da sanção, o que reduz o impacto sobre empregos e empresas no Brasil. Mas café e carne, entre outros, serão sobretaxados em 50%. Parte da produção que não for para os EUA será absorvida por outros países, mas parte pelo mercado interno, o que fará com que o preço desses alimentos, atuais vilões da inflação, abaixem. Pelo menos por um tempo.

E tempo era o que o governo Lula tentava ganhar nos últimos meses após o pico inflacionário da comida ajudar a corroer a popularidade do petista. Quem acompanha esse espaço sabe que venho repetindo que, para se reeleger, ele precisará entregar picanha e cerveja, mas também arroz e feijão, a um patamar menor do que hoje. Poder de compra é qualidade de vida, e qualidade de vida é voto.

Claro que ninguém aqui está festejando essa desgraça de tarifaço, que ainda vai trazer dor de cabeça, perda de postos de trabalho, diminuição de renda, perda de divisas, além, é claro, mais declarações abjetas do bolsonarismo apoiando a traição do próprio povo para colocar a pátria (EUA), a família (a própria) e a liberdade (de Jair) acima de tudo. E medidas para compensar a perda de mercado terão que ser aplicadas pelo governo, o que pode significar grana do contribuinte.

Jair Bolsonaro e seu filho Jair Bolsonaro. Foto: Divulgação

Mas o pacote de Trump veio, por enquanto, mais suave do que se imaginava, o suficiente para o governo federal fazer do limão uma (meia) limonada. E aqui cabe a análise do impacto político.

O Tio Sam baixou o porrete no Brasil, usando Jair Bolsonaro como justificativa, mas também tentando pressionar o país a garantir condições especiais para as suas big techs e forçar a redução de tarifas e a remoção de barreiras não-tarifárias. Sim, eles ganham muito conosco e querem ganhar ainda mais.

Mas abriu uma lista longa de exceções a fim de reduzir o risco de inflação para o seu consumidor e de ira por parte de empresários importadores norte-americanos. Tem gente que não quer ser vista como traidor do próprio povo, e gente que não se importa.

O bolsonarismo vem tentando jogar a responsabilidade em Lula pelo tarifaço. Contudo, a recuperação da aprovação do presidente, detectada por institutos de pesquisa após a pedrada de Trump no Brasil, mostra que, com exceção da militância bolsonarista e antipetista, a população não polarizada vem concordando com a atuação do petista na crise. Além da bandeira do patriotismo, o clã Bolsonaro arrisca entregar uma queda da inflação dos alimentos para Lula.

O que confirma que Jair é um importante cabo eleitoral. A questão é para qual dos lados.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/sakamoto-trump-serve-cafe-e-bife-para-a-reeleicao-de-lula-com-tarifaco-meia-bomba-2/