Sob tensão com Cuba, Trump endossa nome de Rubio para o comando da ilha

O Secretário de Estado Marco Rubio e o presidente dos EUA, Donald Trump. Foto: Reprodução Mothership

Neste domingo (11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump republicou em sua rede social Truth Social, uma mensagem sugerindo que o secretário de Estado Marco Rubio se torne presidente de Cuba. A repostagem ocorreu a partir de uma publicação feita originalmente na plataforma X.

A mensagem original foi publicada no dia 8 de janeiro por um usuário identificado como Cliff Smith. No texto, ele escreveu: “Marco Rubio será presidente de Cuba”, acompanhado de um emoji de risada. Trump acrescentou ao republicar o conteúdo: “Parece bom para mim!”.

Postagem de Trump endossando o nome de Rubio para o comando de Cuba: “Parece bom para mim!”

Marco Rubio é filho de imigrantes cubanos e ocupa atualmente o cargo de secretário de Estado no governo Trump. A repostagem não veio acompanhada de explicações adicionais nem de referências a políticas oficiais dos Estados Unidos em relação a Cuba.

O autor da mensagem original descreve-se em sua biografia como um “californiano conservador” e possui menos de 500 seguidores na plataforma X. Apesar do alcance limitado do perfil, o conteúdo ganhou visibilidade após ser compartilhado pelo presidente americano.

A publicação de Trump ocorre cerca de uma semana após o sequestro do presidente deposto da Venezuela, Nicolás Maduro, e de sua esposa, Cilia Flores, durante uma operação noturna realizada em Caracas. A ação envolveu forças americanas e resultou na morte de dezenas de agentes de segurança venezuelanos e cubanos.

Após o episódio, o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, usou a rede X para comentar acusações relacionadas à atuação cubana em outros países. Ele afirmou que Cuba “não recebe e nunca recebeu compensação monetária ou material por serviços de segurança prestados a qualquer país”.

Rodríguez acrescentou que, diferentemente dos Estados Unidos, Cuba não mantém um governo envolvido em “atividades mercenárias, chantagem ou coerção militar contra outros Estados”. Segundo ele, o país também tem o direito de importar combustível de mercados dispostos a exportá-lo.

O chanceler cubano concluiu declarando que a lei e a justiça estariam do lado de Cuba. Ele acusou os Estados Unidos de atuarem como uma potência hegemônica que ameaça a paz e a segurança internacional, incluindo países do hemisfério ocidental.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/sob-tensao-com-cuba-trump-endossa-nome-de-rubio-para-o-comando-da-ilha/