Tabata defende Alckmin na Fazenda e admite disputar Prefeitura de SP em 2028

A deputada federal, Tabata Amaral (PSB – SP). Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) defendeu a indicação do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) para o Ministério da Fazenda no quarto mandato de Lula (PT) e admitiu disputar a Prefeitura de São Paulo em 2028. Em entrevista ao Estadão, ela afirmou que o correligionário tem uma visão que concilia responsabilidade social e fiscal, mas ressaltou que a escolha da equipe cabe ao presidente.

Reeleita para o terceiro mandato na Câmara, Tabata afirmou que Alckmin poderia contribuir mais com o próximo governo e citou sua atuação nas negociações sobre as tarifas dos Estados Unidos. Ao tratar dos espaços do PSB na Esplanada, disse que a legenda pretende apresentar quadros e um projeto de país, sem condicionar a conversa a um loteamento de pastas.

Sobre São Paulo, a parlamentar afirmou que voltar a disputar a prefeitura é um desejo dela e do partido. A candidatura dependeria, porém, de uma construção política. Na eleição municipal de 2024, ela terminou em quarto lugar, com 9,91% dos votos, e agora diz que sua prioridade imediata é o trabalho na Câmara.

Tabata criticou Ricardo Nunes (MDB) pela redução da frota de ônibus no segundo turno e pela convocação de servidores municipais para um ato de Flávio Bolsonaro (PL). A deputada cobrou investigação e responsabilização. Procurada pelo Estadão para comentar as críticas, a prefeitura não se manifestou.

A parlamentar afirmou que “São Paulo não é bolsonarista” e usou o crescimento da votação de Lula na capital como argumento para uma nova disputa municipal. Segundo ela, o petista ganhou cerca de 800 mil votos entre os turnos na cidade. Tabata defendeu um projeto de centro para o município, com mudanças na gestão e na forma de se comunicar com a população.

No Congresso, a deputada quer reproduzir a mobilização das ruas e das redes usada no segundo turno para pressionar por mudanças nas emendas parlamentares. Ela defendeu vincular a discussão a serviços concretos, como transporte, saúde e educação, para tornar mais claro o destino dos recursos e ampliar a participação popular.

Tabata também relatou ter participado de uma reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta, e lideranças partidárias sobre reforma político-eleitoral. Nesse encontro, propôs discutir um código eleitoral para as redes sociais. Segundo ela, um grupo de trabalho começará a atuar na próxima semana, com sua participação pelo PSB e a intenção de votar regras ainda nesta legislatura.

A proposta defendida pela deputada inclui mais transparência sobre o financiamento de publicações e o funcionamento dos algoritmos. Ela afirmou suspeitar de favorecimento ao bolsonarismo pelas plataformas durante a eleição e apresentou essa avaliação como argumento para a regulação; a entrevista não traz uma conclusão de investigação que comprove a interferência alegada.

Ao tratar da crise envolvendo o Banco Master e integrantes de instituições públicas, Tabata disse temer um acordo político que esvazie as apurações. Defendeu mudanças no Judiciário, maior presença de mulheres no STF e regras sobre a atuação de parentes de ministros. Para o próximo governo Lula, cobrou ainda prioridade à segurança pública, ao combate à corrupção e às transformações no trabalho.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/tabata-defende-alckmin-na-fazenda-e-admite-disputar-prefeitura-de-sp-em-2028/