Foto: Reprodução/Instagram/@thiagoavilabrasil
O ativista brasileiro Thiago Ávila e o espanhol Saif Abukeshek foram libertados e deportados neste domingo (10), tendo sido ambos enviados para a cidade do Cairo, no Egito.
Segundo comunicado divulgado pelas organizações Adalah e FIDH. A Adalah é uma organização jurídica palestina que atua na defesa dos direitos da minoria árabe em Israel e acompanha casos ligados a violações de direitos humanos e a FIDH, sigla para Federação Internacional pelos Direitos Humanos, reúne entidades de diversos países e atua em denúncias internacionais sobre violações de direitos civis, políticos e humanitários. As duas organizações acompanharam a defesa dos ativistas durante a detenção em Israel.
Em nota, as entidades classificaram a ação israelense como uma violação do direito internacional e afirmaram que a prisão começou após o que chamam de “sequestro em águas internacionais”. O texto também acusa Israel de manter os ativistas em isolamento total e submetê-los a maus-tratos durante o período de custódia.
Adalah e FIDH afirmaram que a ação israelense representou um ataque punitivo contra uma missão civil. As organizações sustentam que a Flotilha Global Sumud tinha caráter humanitário e denunciavam o tratamento dado aos ativistas e defensores de direitos humanos envolvidos na iniciativa.
As entidades também afirmaram que “o uso de detenção, interrogatório e tortura contra ativistas e defensores de direitos humanos é uma tentativa inaceitável de suprimir a solidariedade global aos palestinos em Gaza”. A nota cita ainda violações de direitos humanos cometidas diariamente pelas autoridades israelenses no território palestino.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/thiago-avila-e-libertado-e-deportado-apos-detencao-por-israel/

