O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste domingo (14) que a continuidade do TikTok no país depende de negociações com a China. O governo americano deve prorrogar o prazo para a venda da plataforma pela quarta vez desde a posse de Trump.
Segundo o presidente, cerca de 170 milhões de americanos utilizam o aplicativo, o que torna a decisão estratégica. Ele afirmou que as negociações não estão definidas e que o futuro do app pode variar entre ser vendido ou mesmo banido do território americano.
“Podemos deixá-lo morrer, ou podemos, não sei, depende da China”, afirmou Trump a repórteres antes de embarcar no helicóptero Marine One, em Washington. Ele disse ainda que gostaria de resolver a situação “pelas crianças”.
Em junho, Trump já havia prorrogado em 90 dias o prazo para que a ByteDance, controladora do TikTok, encontrasse um comprador não chinês. O período se encerra na quarta-feira (17), mas o governo deve estender novamente o limite.


A justificativa dos EUA é evitar que autoridades chinesas tenham acesso a dados de usuários americanos ou utilizem o algoritmo da plataforma para influenciar a opinião pública. Até o momento, Pequim e a ByteDance não deram aval para a venda.
Além do TikTok, Trump também comentou sobre a guerra na Ucrânia. Ele declarou que os EUA estão dispostos a impor novas sanções contra a Rússia e pediu que países europeus adotem medidas semelhantes em relação ao governo de Vladimir Putin.
O presidente aproveitou a entrevista para criticar o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, a quem chamou de incompetente. Trump disse que as decisões do Fed prejudicam o mercado imobiliário norte-americano.
No fim de agosto, Trump tentou demitir Lisa Cook, diretora do Fed, mas foi impedido pela Justiça. A economista acusa o presidente de violar a Lei do Federal Reserve de 1913, que permite demissões apenas por justa causa. O governo recorreu da decisão judicial.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/trump-diz-que-futuro-do-tiktok-depende-da-china-e-chama-presidente-do-fed-de-incompetente/

