TSE faz 3 a 1 por censura de posts sobre Flávio Bolsonaro

Flávio Bolsonaro com Nossa Senhora Aparecida de crochê. Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou placar de 3 votos a 1 para manter a remoção de publicações que associam o presidenciável Flávio Bolsonaro (PL) à retirada de Nossa Senhora Aparecida do posto de padroeira do Brasil. O julgamento virtual estava previsto para terminar às 23h59 desta quarta (30).

O relator, ministro André Mendonça, determinou inicialmente a exclusão de uma postagem do humorista Antonio Tabet. Depois, ampliou a ordem a conteúdos que atribuíssem a Flávio Bolsonaro a intenção de retirar o título religioso, com possibilidade de multa às plataformas que descumprissem a decisão.

O presidente do TSE, Nunes Marques, e o ministro Dias Toffoli acompanharam Mendonça. O ministro Ricardo Villas Bôas Cueva abriu divergência parcial, deixando o placar em 3 a 1 pela manutenção da decisão do relator.

Com três votos favoráveis, falta apenas um apoio para que o tribunal forme maioria. Ainda precisam votar Estela Aranha, Floriano de Azevedo Marques e Sebastião Reis Junior.

André Mendonça. Foto: Gustavo Moreno/STF

Mendonça diz que remoção de conteúdo não configura censura prévia

Em seu voto, Mendonça afirmou que a retirada reiterada de conteúdos classificados como desinformação não representa censura prévia. “Não institui controle estatal antecedente das manifestações futuras, não exige autorização judicial para novas publicações e não suspende perfis, contas ou canais de usuários”, escreveu.

O relator também sustentou que as decisões não impedem críticas à família Bolsonaro nem manifestações religiosas. Para ele, a ordem não autorizou remoção automática das 1.125 URLs citadas no processo.

Mendonça estabeleceu que as próprias plataformas devem verificar se cada publicação repete o núcleo factual considerado falso antes de torná-la indisponível. A medida se concentra na alegação de que Flávio Bolsonaro defenderia a retirada do título de padroeira conferido a Nossa Senhora Aparecida.

A disputa chegou ao Supremo Tribunal Federal após a defesa de Antonio Tabet pedir a suspensão da decisão eleitoral. Flávio Dino acolheu o pedido no domingo (27), mas Luiz Fux suspendeu a decisão de Dino na segunda-feira (28), após provocação da defesa de Flávio Bolsonaro; o presidente do STF, Edson Fachin, ainda não pautou o caso no plenário.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/tse-tem-3-a-1-para-manter-censura-a-posts-sobre-flavio-bolsonaro-e-nossa-senhora/