A Prefeitura de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, executou a primeira estrofe do hino nacional alemão durante a recepção de uma delegação das cidades de Homberg (Efze) e Wolfhagen. O trecho, apropriado pelo regime nazista, não integra as cerimônias oficiais da Alemanha desde o pós-guerra.
Os representantes alemães participavam do projeto Hans Staden, iniciativa de intercâmbio cultural e institucional entre os municípios. A prefeita Flavia Pascoal (PL) divulgou a recepção nas redes sociais e descreveu uma programação com samba e outras atividades para apresentar a cultura brasileira aos visitantes.
O vereador Gady Gonzalez (MDB) afirmou que a execução causou desconforto na comitiva. Para ele, o episódio não teve intenção maliciosa, mas decorreu de desconhecimento sobre o significado histórico da estrofe: “É extremamente grotesco, mas infelizmente aconteceu”.
Gonzalez disse que integrantes da delegação pediram discrição depois da cerimônia. Segundo o parlamentar, eles evitaram compromissos públicos e fotografias e solicitaram que seus contatos não fossem compartilhados.
➡️ SÃO PAULO | Delegação alemã é recebida com hino nazista durante evento da prefeitura
Vereador diz que situação causou constrangimento entre autoridades alemãs, que visitavam Ubatuba para formalizar parceria sobre intercâmbio. https://t.co/dAQpC0W3ue
— Metrópoles (@Metropoles) October 31, 2026
Prefeitura diz que esclareceu equívoco à delegação
Em nota, a administração municipal reconheceu um equívoco na cerimônia e afirmou que prestou esclarecimentos aos representantes alemães imediatamente. A Prefeitura declarou que não há pendências entre as partes após o diálogo com a delegação.
A Prefeitura também contestou a expressão “hino nazista” sem contextualização histórica. A nota sustentou que a composição não nasceu no regime de Adolf Hitler, embora sua primeira estrofe tenha sido apropriada posteriormente pelo governo nazista.
O “Deutschlandlied” foi escrito em 1841 pelo poeta August Heinrich Hoffmann von Fallersleben, antes da ascensão do nazismo. A primeira estrofe traz a ideia de uma Alemanha acima de outras nações, expressão usada pelo regime de Hitler em sua propaganda nacionalista e expansionista.
Depois da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha passou a usar somente a terceira estrofe como hino nacional em solenidades oficiais. A decisão entrou em vigor em 1952 e foi reafirmada após a reunificação alemã, em 1991; o trecho oficial menciona unidade, justiça e liberdade.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/ubatuba-hino-ligado-ao-nazismo-delegacao-alema/

