O Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará (UFC) decidiu, na segunda-feira (6), romper o programa de intercâmbio com a Universidade Ben-Gurion, de Israel. A medida foi aprovada após reunião do colegiado e reflete um posicionamento institucional diante da guerra na Faixa de Gaza. Com informações do g1.
Em nota, o Consuni afirmou que a decisão atende a um apelo da comunidade universitária e citou a “grave crise humanitária e o genocídio praticado pelo Estado israelense contra o povo palestino”. O conselho também declarou repúdio às ações israelenses e solidariedade ao povo palestino.
“O Conselho Universitário da UFC repudia veementemente o genocídio em curso, solidariza-se com o Povo Palestino que resiste às agressões, cancela o Acordo para Programa de Intercâmbio e Cooperação Acadêmica com a Universidade Ben-Gurion, manifesta que não mantém quaisquer relações acadêmicas de colaboração com instituições israelenses”, diz o comunicado.


Segundo a universidade, o acordo com a instituição israelense havia sido firmado em 2022. Desde então, foram realizadas apenas duas atividades — um curso online e um hackaton remoto —, ambos concluídos em julho de 2023. Não há alunos da UFC em intercâmbio presencial em Israel nem estudantes israelenses na instituição cearense.
O rompimento foi anunciado às vésperas de dois anos dos ataques promovidos pelo grupo Hamas, em 7 de outubro de 2023, que deixaram mais de 1.200 mortos e 251 sequestrados. A decisão também ocorreu durante o processo de deportação da deputada federal e professora licenciada da UFC, Luizianne Lins (PT), detida por Israel após integrar a Flotilha Global Sumud, missão humanitária rumo a Gaza.
Na moção, o Conselho Universitário manifestou solidariedade à parlamentar: “Reconhecemos a trajetória da professora Luizianne, marcada desde o movimento estudantil por uma militância firme em defesa dos direitos humanos, da democracia, da justiça social e da liberdade dos povos”, conclui a nota.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/ufc-rompe-intercambio-com-universidade-israelense-e-cita-genocidio-contra-palestinos/

