A Nike apresentou no sábado (21) a nova camisa número 1 da seleção brasileira para a Copa do Mundo que começa em junho, nos Estados Unidos, México e Canadá, mas o lançamento gerou uma batelada de críticas nas redes sociais.
A empresa incluiu referências artificiais e fantasiosas, que ninguém entendeu. O uniforme retoma o visual amarelo tradicional, porém traz detalhes descritos pela empresa como “easter eggs”, e tenta emplacar a expressão “Vai, Brasa!”, que não tem histórico real como grito popular de apoio em tempo algum.
A fornecedora afirmou que o tom escolhido é o amarelo “Canary”, registrado pela própria Nike em homenagem ao Brasil. A designer Rachel Denti disse que a intenção era voltar ao que seria mais essencial para identificar a equipe. Apesar do discurso de resgate da tradição, não colou.
O grito “Vai, Brasa!” também está estampado no meião. Não faz o menor sentido, mas dinheiro de marketing da CBF é feito para ser gasto com esse tipo de idiotice.
A camisa começa a ser vendida no site da Nike e será usada pela primeira vez no amistoso contra a Croácia, no dia 31, nos Estados Unidos. Antes disso, a seleção enfrenta a França, no dia 27, com o uniforme azul desenvolvido em parceria com a marca Jordan.
Em material divulgado pela empresa, o atacante Estevão afirmou que vestir a camisa amarela representa a história do futebol brasileiro, enquanto nas redes sociais torcedores detonavam a coisa.
✍🏻 🇧🇷 Designer da Nike explica as escolhas das cores e elementos do uniforme da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026.pic.twitter.com/MrXEPIlr8J
— République (@republiqueBRA) March 23, 2026
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/vai-brasa-nova-camisa-da-selecao-usa-grito-que-nunca-existiu-e-gera-criticas-a-nike/

