“Fazer o quê?”: Valdemar diz que LGBTs são “gente como a gente” e fala em pautas anti-trans

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que não tem “problema nenhum” com pessoas LGBTQIA+ e disse que pretende “contornar” as divergências internas da sigla sobre pautas direcionadas a pessoas trans. As declarações foram dadas à Rádio Gaúcha e repercutiram nesta quinta-feira (8).

Ao comentar a presença de candidatos gays no partido, Valdemar disse que o PL respeita esse público e citou candidaturas lançadas pela legenda.

“Nós tivemos candidato a deputado federal que era gay e nós temos o maior respeito por eles. É gente como a gente, ué, vai fazer o quê? Não temos problema nenhum com essa gente. Inclusive de legenda, tive problema quando de legenda eh para esses candidatos e falei, dei legenda e vou ajudar na campanha, porque eles ajudam a gente”, afirmou.

Questionado sobre parlamentares eleitos pelo PL que defendem medidas contra pessoas LGBTQIA+, em especial contra pessoas trans, ele reconheceu a existência de posições diferentes dentro da sigla. “É. Mas nós vamos ter que contornar isso aí. Não tem jeito”, respondeu.

Valdemar remete propostas ao Congresso

A entrevista citou propostas como impedir mulheres trans de usar banheiros femininos e proibir a transição de gênero para menores de 18 anos.

Valdemar não adotou uma posição definitiva sobre essas medidas e disse que o Congresso deverá decidir o tema. “Eu acho eu acho que isso tem que ser muito discutido. E isso quem vai decidir é a maioria na Câmara e no Senado. Tem que respeitar a maioria. Quem decide é o Congresso Nacional. OK?”, declarou.

As falas ocorrem após a eleição de integrantes do PL identificados com uma agenda conservadora nos costumes. Lucas Pavanato conquistou uma cadeira de deputado federal por São Paulo.

Eduarda Campopiano foi eleita para a Assembleia Legislativa de São Paulo após uma campanha marcada por críticas ao feminismo e ao que chama de “cultura woke”.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/valdemar-pl-lgbtqia-divergencias-pessoas-trans/