O presidente Lula afirmou nesta segunda-feira (20) que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve “três ministros mequetrefes” na área da Saúde. A declaração foi feita durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto para a sanção do marco legal do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.
Ao discursar por pouco mais de três minutos, Lula abordou ações do governo federal voltadas ao setor da saúde e comparou a gestão atual com a administração anterior. Sem mencionar Bolsonaro diretamente, o presidente fez críticas aos ex-ministros da Saúde que integraram o governo passado.
Ao se dirigir ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, Lula afirmou que a atuação da pasta representa uma mudança em relação ao período anterior.
“Eu posso dizer que vivo o meu melhor momento de prazer falando da saúde deste país. Eu sei que ainda falta muita coisa para fazer, que nós devemos muito às mulheres, aos homens e às crianças deste país. Mas, Padilha, é preciso fazer uma comparação: vendo você falar e vendo os três ministros mequetrefes que o governo passado teve, esse país fez uma revolução”, declarou.
Durante o mandato de Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde foi comandado por quatro titulares: Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich, Eduardo Pazuello e Marcelo Queiroga. Na comparação feita durante o evento, Lula mencionou apenas três ex-ministros, sem especificar a quais deles se referia.
📹 #Vídeo 💬 Lula (@LulaOficial) diz que Bolsonaro (@jairbolsonaro) teve “3 ministros mequetrefes” na Saúde
➡️ Presidente não citou nominalmente Jair Bolsonaro, mas criticou a gestão anterior ao elogiar a atuação de Alexandre Padilha
⬇️ Assista ao vídeo: pic.twitter.com/wAkuQ7kcgJ
— Poder360 (@Poder360) July 20, 2026
Além das críticas ao governo anterior, o presidente agradeceu ao Congresso Nacional pela aprovação do projeto que cria a Estratégia Nacional do Complexo Econômico-Industrial da Saúde. A proposta foi sancionada durante a cerimônia no Palácio do Planalto.
O novo marco legal estabelece diretrizes para fortalecer o Complexo Econômico-Industrial da Saúde e ampliar a produção nacional de medicamentos, vacinas, equipamentos e outras tecnologias voltadas ao setor.

Segundo o governo federal, a iniciativa busca incentivar o desenvolvimento da indústria nacional ligada à saúde, ampliar a capacidade produtiva do país e reduzir a dependência de insumos importados para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A sanção do projeto integra a estratégia do governo para ampliar investimentos na cadeia produtiva da saúde. Durante a cerimônia, Lula destacou as ações da atual gestão na área e voltou a comparar os resultados com o período do governo anterior.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/video-lula-dispara-contra-ex-ministros-de-bolsonaro-tres-mequetrefes/

