“Não são bem-vindos aqui”, diz prefeita de Toronto sobre agentes do ICE

A prefeita de Toronto, Olivia Chow. Foto: Reprodução

A prefeita de Toronto, Olivia Chow, voltou a afirmar que agentes do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos) não são bem-vindos na cidade durante a Copa do Mundo. O Canadá sediará o torneio ao lado dos Estados Unidos e do México.

Ao comentar os preparativos para o evento, Chow lembrou do perfil multicultural da maior cidade canadense. “Toronto está totalmente pronta para convidar o mundo. Nós temos uma cidade tão diversa, você pode falar qualquer idioma, 24 horas por dia, e você recebe os serviços, porque Toronto é esse tipo de cidade”, afirmou.

A prefeita também relacionou a popularidade do futebol à presença de comunidades formadas por imigrantes. “Eu cheguei ao Canadá, em Toronto, quando eu tinha 13 anos, e existe aquela tenacidade, aquele espírito aventureiro de querer melhor oportunidades, de ser ambicioso, de querer ser melhor, de querer mais para seus filhos, para gerações futuras. Isso se espalha para a nossa cultura”, declarou.

Segundo ela, o esporte já faz parte da identidade de muitas famílias. “Há muitos imigrantes no país, vindo de diferentes partes do mundo. O futebol já está integrado na sua cultura”, prosseguiu.

Ao falar sobre o ICE, Chow reafirmou sua posição contrária à presença da agência na cidade: “Eles não são bem-vindos aqui. Isso não é quem nós somos. Em Toronto, nós somos uma cidade inclusiva. Nós sabemos que juntos nós somos mais fortes, e é por isso que nós não queremos que o ICE esteja aqui em Toronto”.

A prefeita argumentou que a presença poderia gerar insegurança entre a população. “Traz medo, traz caos, e nós temos uma cidade que é tão cheia de imigrantes, refugiados, vindo de todos os lugares do mundo. Nós queremos que eles se sintam bem-vindos”, declarou.

Em março, Chow já havia anunciado que impediria a atuação de agentes do ICE durante a Copa. Na ocasião, ela disse que agentes do ICE causam “desordem” e que a presença deles “corre o risco de gerar medo em um momento em que queremos receber o mundo inteiro e garantir que todos se sintam seguros”.

Embora a agência mantenha escritórios em mais de 50 países, incluindo Toronto e Vancouver, seus agentes no exterior possuem poderes limitados e não podem realizar operações coercitivas sem autorização do país anfitrião. As duas cidades canadenses receberão partidas da Copa do Mundo.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/video-nao-sao-bem-vindos-aqui-diz-prefeita-de-toronto-sobre-agentes-do-ice/