“Privatização da Eletrobras foi o maior roubo da história do Brasil”, afirma Lula

Presidente Lula durante anúncio da retomada de investimentos da Petrobras no Amazonas. Foto: Divulgação

O presidente Lula afirmou nesta quarta-feira (27), em Manaus, que a privatização da Eletrobras representa “o maior roubo da história desse país”. O pronunciamento ocorreu durante cerimônia de anúncio de investimentos da Petrobras e da Transpetro no Estaleiro Bertolini Construção Naval da Amazônia.

Ao tratar da Eletrobras, Lula afirmou: “Eu vou dizer para vocês o que é a privatização: a privatização que eles estão fazendo, como fizeram com a Eletrobras, foi o maior roubo da história desse país a privatização da Eletrobras”.

“A maior empresa de energia que a gente tinha foi vendida na bacia das almas e o salário do presidente da Eletrobras quando era do governo era de R$ 60 mil por mês. Hoje é de R$ 360 mil a R$ 500 mil. Cadê a moralização?”, questionou.

O presidente destacou que a empresa era a maior companhia de energia do Brasil e criticou o aumento da remuneração da presidência após a privatização, de R$ 60 mil para até R$ 500 mil mensais.

Ainda durante o discurso, ele destacou a importância de empresas públicas estratégicas, como a Petrobras, afirmando que elas devem atuar em função dos interesses do Brasil. “A Petrobras não tem que pensar só na Petrobras enquanto empresa. A Petrobras tem que pensar no Brasil. O Brasil é dono dela, não é ela que é dona do Brasil. Não é o que a Petrobras precisa; é o que o Brasil precisa”, declarou.

O presidente citou a construção de barcaças no Amazonas como exemplo de investimento capaz de fortalecer a indústria nacional. Segundo ele, importar equipamentos que o país possui capacidade de produzir implicaria abrir mão de empregos e do desenvolvimento tecnológico.

“Se a gente não fizer as barcaças aqui, a gente não gera emprego, não gera conhecimento tecnológico, não forma bons profissionais”, disse. “Não tem por que a gente importar. O minério de ferro é nosso, a siderúrgica é nossa, o estaleiro é nosso, a Petrobras é nossa. Por que a gente tem que comprar dos outros?”, disse.

Lula também relembrou a criação da Petrobras em 1953, ressaltando que setores da elite brasileira se opunham à estatal para manter a importação de petróleo dos Estados Unidos. O presidente mencionou ainda tentativas de venda anteriores e propostas de mudança de nome para Petrobrax, criticando privatizações recentes no setor energético e de combustíveis, como a da BR Distribuidora.

O evento em Manaus também marcou a apresentação de um pacote de investimentos da Petrobras no Amazonas, estimado em R$ 2,8 bilhões até 2030, envolvendo a retomada da produção de gás natural no Polo Urucu, em Coari, e a renovação da frota logística da Transpetro.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/video-privatizacao-da-eletrobras-foi-o-maior-roubo-da-historia-do-brasil-afirma-lula/