O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, autorizou, nesta sexta-feira (27), o uso de um jato da Polícia Federal para transportar Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, até Brasília, onde ele prestará depoimento à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado no dia 10 de março.
A decisão segue um contexto de investigações sobre o escândalo envolvendo o banco, que foi liquidado pelo Banco Central no ano passado, resultando em um prejuízo de R$ 50 bilhões ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC). A CAE montou um grupo de trabalho específico para acompanhar as investigações do caso, que envolvem fraudes bilionárias e o impacto no sistema financeiro.
O presidente do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL), foi informado sobre a data do depoimento dele. A comissão está dedicada a apurar os desdobramentos da falência do banco e as possíveis implicações para os responsáveis, incluindo o proprietário da instituição.
A decisão de Mendonça vem após o ministro ter vetado, no dia 20 de fevereiro, o pedido dos advogados de Vorcaro para que ele utilizasse um jato particular para se deslocar até a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS.
O ministro já havia sugerido que o dono do Banco Master usasse um voo comercial ou fosse transportado por uma aeronave oficial da Polícia Federal, opção que foi finalmente autorizada para o depoimento da CAE.


Em relação à CPI do INSS, a defesa de Vorcaro alegou que o uso de uma aeronave particular seria necessário por questões de segurança e para evitar tumultos em aeroportos. No entanto, o ministro Mendonça decidiu que o empresário não era obrigado a comparecer à CPI.
O banqueiro, que era esperado para depor na segunda-feira (23), cancelou sua participação após a negativa de Mendonça para liberar o uso de jato particular. Além das frentes de investigação pela CPI do INSS e pela CAE, a CPI do Crime Organizado também convocou ele e seu ex-sócio, Augusto Lima, para depoimento.
O relator da comissão, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), afirmou que essas investigações são “fundamentais para ajudar o Brasil a entender e combater a infiltração do crime nas mais altas camadas do poder público”.
Vorcaro, que está sendo monitorado com tornozeleira eletrônica desde o fim de novembro de 2025, foi preso em Guarulhos (SP) ao tentar embarcar para o exterior, no âmbito da operação Compliance Zero da Polícia Federal.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/vorcaro-e-autorizado-por-mendonca-a-depor-em-comissao-do-senado/

