Açude Gargalheiras, onde foi filmado ‘Bacurau’, sangra após 13 anos

POPULAÇÃO EM FESTA

Em um curto período de cerca de 40 dias, o reservatório saiu de apenas 1% de volume de água para a iminência de sangria.

4 de abril de 2024

Portal GCMAIS

Após 13 anos de espera, o açude Gargalheiras, em Acari, no Rio Grande do Norte, onde foi gravado o filme “Bacurau”, começou a sangrar oficialmente. O transbordamento, aguardado pelos moradores desde segunda-feira (1º), é um marco para a região do Seridó, já que o reservatório não alcançava esse feito desde maio de 2011, quando chegou a ficar completamente seco.

Açude Gargalheiras, onde foi filmado ‘Bacurau’, sangra após 13 anos

Foto: Reprodução

O Gargalheiras, que foi cenário do filme brasileiro “Bacurau” enquanto estava seco, é um importante patrimônio histórico, ambiental e turístico do estado potiguar. A “sangria” ocorre quando o reservatório atinge sua capacidade máxima e transborda, um evento muito aguardado pelos habitantes locais.

Açude Gargalheiras, onde foi gravado “Bacurau”

Com capacidade para armazenar mais de 44 milhões de metros cúbicos de água, o açude é suficiente para abastecer uma população de 56 mil pessoas por aproximadamente quatro anos. Desde sua última sangria, em 2011, o Gargalheiras passou por momentos difíceis com a escassez de chuvas na região, chegando a ficar seco em alguns períodos entre 2017 e 2019.

Em um curto período de cerca de 40 dias, o reservatório saiu de apenas 1% de volume de água para a iminência de sangria. O aumento do nível do Gargalheiras foi impulsionado pelas chuvas recentes no estado, além da contribuição da sangria do Açude Dourado, em Currais Novos, que levou parte da água para o açude de Acari. A comemoração pela sangria do Gargalheiras representa não apenas a garantia de abastecimento de água para a região, mas também um importante evento social e cultural para os moradores do Seridó.

Leia mais | Diretor de escola é afastado após ser flagrado em ato sexual em São Paulo

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.

Fonte: https://gcmais.com.br/jornalismo/2024/04/04/acude-gargalheiras-onde-foi-filmado-bacurau-sangra-apos-13-anos/