Alexandre de Moraes determina abertura de investigação contra Elon Musk

APÓS DECLARAÇÕES

Musk disse que iria remover as suspensões determinadas pela Justiça brasileira na rede social

8 de abril de 2024

Portal GCMAIS

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou uma investigação contra Elon Musk, dono da rede social X, antigo Twitter. Moraes ainda determinou multa de R$ 100 mil por dia caso as decisões sejam descumpridas. O movimento de Moraes sucede uma sequência de declarações de Elon Musk em provocação ao ministro.

Alexandre de Moraes determina abertura de investigação contra Elon Musk

Foto: Reprodução

No sábado (6), o empresário criticou decisões de Moraes e ameaçou reativar as contas de usuários bloqueados pela Justiça brasileira. Moraes é responsável por inquéritos como os das milícias digitais e do 8 de janeiro, que investigam a disseminação de informações falsas e o golpe de janeiro de 2022. Ao longo das investigações, Moraes ordenou o bloqueio de contas de alguns investigados que utilizavam as redes sociais para práticas irregulares.

Em suas postagens, Musk questionou “a necessidade de tanta censura no Brasil” e expressou descontentamento com as restrições impostas pela Justiça. Algumas das contas bloqueadas incluem as de diversos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como Luciano Hang, Allan dos Santos, Daniel Silveira, Monark e Oswaldo Eustáquio.

No domingo (7), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, declarou que o Brasil não vai permitir “que ninguém, independente do dinheiro e do poder que tenha afronte nossa Pátria”. “Não vamos transigir diante de ameaças e não vamos tolerar impunemente nenhum ato que atente contra a democracia. O Brasil não é a selva da impunidade e nossa soberania não será tutelada pelo poder das plataformas de internet e do modelo de negócio das big techs”, disse ele ainda, em publicação nas redes.

Sobre o X, antigo Twiiter

O X, antigo Twiiter, é uma plataforma de mídia social e microblogging onde os usuários podem postar e interagir com mensagens curtas chamadas “tweets”. Fundado em 2006, o Twitter permite que os usuários compartilhem pensamentos, notícias, links, imagens e vídeos em até 280 caracteres por tweet (originalmente limitado a 140 caracteres até 2017).

Os usuários podem seguir outros usuários para ver seus tweets em suas linhas do tempo, e também podem “retweetar” (compartilhar) tweets de outros para seus próprios seguidores. Além disso, os usuários podem responder a tweets, mencionar outros usuários usando o símbolo “@” e usar hashtags para categorizar ou encontrar tweets relacionados a um tópico específico.

O Twitter é usado por indivíduos, celebridades, políticos, empresas e organizações para se comunicarem com um amplo público e acompanhar eventos e tendências em tempo real. É uma plataforma popular para compartilhamento de notícias, discussões sobre eventos atuais, networking, marketing e engajamento do público.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também | Elon Musk critica Alexandre de Moraes e ameaça reativar contas bloqueadas no X, antigo Twitter

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.

Fonte: https://gcmais.com.br/noticias/2024/04/08/alexandre-de-moraes-determina-abertura-de-investigacao-contra-elon-musk/