Alexandre Motta afirma que RN já elabora plano contra desabastecimento em hospitais

Este conteúdo foi originalmente publicado no Agora RN – Portal de Notícias do Rio Grande do Norte. Visite https://agorarn.com.br para mais notícias de Natal e RN.

O secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, afirmou nesta segunda-feira 1º que o Rio Grande do Norte já vem adotando medidas para enfrentar o desabastecimento em hospitais da rede pública. A declaração foi dada em entrevista à Jovem Pan Natal, após decisão da 5ª Vara da Fazenda Pública determinar que o Estado apresente, em até 15 dias, um plano para solucionar a falta de insumos.

Segundo Alexandre Motta, atualmente cerca de 72% dos itens estão cobertos. “A baixa no fornecimento se dá por vários fatores, inclusive falhas nossas do ponto de vista do pagamento”, disse. O secretário informou ainda que entregas de materiais foram retomadas na última semana e que a expectativa é de regularização dentro do prazo judicial.

O gestor apontou três fatores como principais entraves financeiros: restos a pagar, bloqueios judiciais de aproximadamente R$ 30 milhões por mês e o subfinanciamento da saúde. “Nós temos, por mês, por volta de R$ 30 milhões de bloqueios, isso dá R$ 360 milhões ao ano, aproximadamente 2% do orçamento da saúde”, afirmou. Ele acrescentou que a dívida do setor é estimada em R$ 500 milhões, mas disse que o valor não tem aumentado devido a pagamentos regulares.

Alexandre Motta defendeu o aumento do orçamento da saúde para 14,5% da receita líquida do Estado a partir de 2026, para compensar bloqueios judiciais e garantir equilíbrio financeiro. “Já coloquei para a Assembleia. Eu acho que precisa pensar dessa maneira”.

Leia mais notícias do Rio Grande do Norte no Agora RN: https://agorarn.com.br | Siga-nos: Facebook.com/agorarn

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/alexandre-motta-afirma-que-rn-ja-elabora-plano-contra-desabastecimento-em-hospitais/