Câmara de Natal debate tarifa zero no transporte público

Audiência pública discutiu implementação da tarifa zero em Natal, seguindo modelos adotados em outras cidades e a possibilidade de financiamento pelo orçamento municipal. Foto: Francisco de Assis

A Câmara Municipal de Natal promoveu nesta sexta-feira 12, uma audiência pública para discutir a implementação da tarifa zero no transporte público da capital potiguar. A iniciativa, proposta pelo vereador Milklei Leite (PV), busca avaliar a viabilidade de financiar integralmente o transporte público com recursos municipais. A proposta é estudada também em Parnamirim.

A audiência apresentou modelos de financiamento adotados em outras cidades ao redor do mundo. A tarifa zero é uma política pública que permite o uso do transporte público sem custo para o usuário final, sendo financiado pelo orçamento do município.

Rubens Ramos, engenheiro de transportes da UFRN, trouxe dados e gráficos sobre a implementação do projeto em outras cidades, como Caucaia, no Ceará.

“O modelo proposto é que todos os custos sejam cobertos com recursos do orçamento municipal, representando cerca de 4% deste orçamento. Isso pode gerar benefícios como aumento do emprego e incremento salarial, já que parte do vale-transporte poderia ser convertida em salário”, destacou o professor da UFRN.

Guto Castro, assessor da STTU, representou o município de Natal e ressaltou a não oposição do executivo à proposta, mas enfatizou a necessidade de um estudo de viabilidade completo. Ele ainda mencionou a discussão nacional sobre a criação de um sistema único de mobilidade, semelhante ao SUS, que taxaria os mais ricos para financiar o transporte dos menos favorecidos.

O vereador Milklei Leite propôs a realização de um plebiscito sobre o assunto e citou o exemplo de Caucaia, no Ceará: “Os empresários só faturam quando rodam por quilômetros. Se rodar, ganha. Se não, também não ganham.”

Além do vereador proponente, estiveram presentes na audiência os vereadores Herberth Sena (PV), Eribaldo Medeiros (REDE), Brisa Bracchi (PT) e a deputada federal Natália Bonavides (PT).

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/cmnat-debate-tarifa-zero-transporte/