Confira a programação cultural do último fim de semana de abril, em Fortaleza

AGENDA

O cantor Marcelo D2 faz show em Fortaleza no dia 28 de abril em celebração aos 25 anos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC).

26 de abril de 2024

Portal GCMAIS

O último fim de semana do mês de abril em Fortaleza tem uma programação diversificada que inclui show, apresentações de circo e palhaçaria, exposições, além de sessões de cinema, tudo com acesso de forma gratuita.

Confira a programação cultural do último fim de semana de abril, em Fortaleza

Imagem: divulgação

O cantor Marcelo D2 faz show em Fortaleza no dia 28 de abril em celebração aos 25 anos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). Mais artistas também se apresentam, como Danieze Santiago e a banda Lagosta Bronzeada durante os dias de celebração (24 a 30 de abril). Nesse período, o centro cultural prepara atividades como mostra de cinema, exposições em museus e feirinha. É tudo de graça.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Apresentações circenses do K’Os Coletivo

Apresentações circenses do K'Os ColetivoApresentações circenses do K'Os Coletivo

Foto: Reprodução

A Universidade das Artes realiza as três últimas apresentações circenses do Projeto Comicidade em Foco, na sede do grupo K’Os Coletivo que fica no bairro Joaquim Távora, em Fortaleza. O primeiro espetáculo, intitulado “O Operário” será encenado neste sábado, dia 27.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Em cena, o Palhaço Teretetéu se faz de operário na construção civil, transformando objetos como tijolos e ferramentas em instrumentos cênicos, com a participação ativa do público. Após a apresentação, haverá espetáculo de palhaçaria com grupos e palhaços convidados, além de aulas-show. O acesso é gratuito!

Exposição na Pinacoteca do Ceará

Exposição na Pinacoteca do CearáExposição na Pinacoteca do Ceará

Foto: Reprodução

A exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”, segue em cartaz na Pinacoteca do Ceará até o dia 26 de maio. A mostra reúne 245 obras e conta com obras acessíveis a pessoas com deficiência. O acesso é gratuito. A mostra é dividida em dois núcleos, um com trabalhos dele e outro com as 128 obras “Das Amizades”. Além de seu legado, Leonilson influenciou fortemente inúmeros outros artistas no Brasil e no mundo.

Planetário Rubens de Azevedo

O Planetário Rubens de Azevedo completa, neste dia 28 de abril, 25 anos de existência. A partir desta semana o Planetário traz duas sessões acessíveis em Libras, de quinta a domingo: “Passaporte para o Universo” e “A Lenda da Princesa Acorrentada”. Além disso, as sessões do domingo (28) serão gratuitas, mediante a retirada de ingresso (até dois por CPF), com distribuição iniciada uma hora antes de cada sessão.

Museu Ferroviário

Museu FerroviárioMuseu Ferroviário

Foto: Reprodução

A história ferroviária no Brasil começou há exatos 170 anos, em 30 de abril de 1854, com a inauguração da Estrada de Ferro Petrópolis no Rio de Janeiro. O Dia do Ferroviário, uma alusão à data, é celebrado neste domingo (28) pelo Museu Ferroviário Estação João Felipe.

A manhã de atividades começa às 10h30 no auditório da Pinacoteca do Ceará com a exibição de materiais audiovisuais sobre a história viva da ferrovia produzidos pelo Estúdio Voa. A seguir, o Museu Ferroviário realiza um cerimonial de homenagem à Sociedade Beneficente do Pessoal da Rede Viação Cearense (SBPRVC), à União dos Ferroviários do Brasil (UFB) e à Federação Nacional das Associações Ferroviários Aposentados e Pensionistas (FENAFAP), representantes do segmento ferroviário.

Conhecido como Chaplin Cearense, o artista Apolinário Alves apresenta a performance “O Circo do Chaplin”, ambientado em uma estação de trem, e continua a comemoração. A obra une a mímica chapliniana para construir um enredo de uma apresentação circense protagonizada pela Pulga. Neste cenário, tudo pode acontecer: uma troca de sorriso, um romance… e até um casamento. Afinal, “são só dois lados da mesma viagem”.

Para encerrar a programação, o Museu Ferroviário entrega a Homenagem Memória Viva Ferroviária aos trabalhadores Jonas Rodrigues Feitosa, Luís Bezerra Filho, Antônio José da Silva e Luiz Sales Matias, referências na história ferroviária.

Leia também | Planetário Rubens de Azevedo retoma curso sobre Astronomia

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.

Fonte: https://gcmais.com.br/arte-e-cultura/2024/04/26/confira-a-programacao-cultural-do-ultimo-fim-de-semana-de-abril-em-fortaleza/