Governo do RN assina acordos de transparência e boas práticas de governança com Corregedoria-Geral da União

Ministro Vinicius Marques de Carvalho, da Controladoria-Geral da União (CGU) em visita ao RN

O ministro da Corregedoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, cumpriu agenda no Rio Grande do Norte nesta sexta-feira 12, para a assinatura dos acordos de cooperação técnica e ferramentas tecnológicas de transparência e boas práticas de governança.

Entre os termos assinados está um termo de adesão e aperfeiçoamento ao uso das ferramentas ePad, eAud, Control e Alice, sistemas de auditoria desenvolvidos pela Secretaria Federal de Controle Interno da CGU para gestão da atividade interna. A governadora Fátima Bezerra e a controladora geral do Estado, Luciana Daltro, e outros membros do governo do estado também estiveram presentes na assinatura.

O ministro Vinicius Marques de Carvalho, declarou que é uma das maiores prioridades da atual gestão intensificar os processos de auditoria para fiscalizar se a população de fato está tendo acesso aos programas sociais e benefícios concedidos pelo governo. Segundo ele, a recomendação teria partido do próprio presidente Lula.

“É muito importante, do ponto de vista do Governo Federal, e é essa orientação que eu recebi do presidente, saber se a população está sendo, de fato, contemplada pelas políticas que nós estamos desenhando. Por isso, nós voltaremos a municípios de todos os estados do país, para avaliar programas de construção de cisterna, o Programa Censo Escolar, o Mais Médicos, o Programa de Alimentação Escolar e o Brasil Sorridente”, afirmou.

Fátima ressaltou que a CGU tem sido um importante aliado no processo de transparência e boas práticas de governabilidade no Rio Grande do Norte e agradeceu a presença do controlador geral da União.

“Ela traz para nós muita credibilidade, segurança, nos ajuda no processo de governabilidade. Até porque esse é o perfil da CGU. Chegar junto para orientar, ajudar, para que a gente possa exatamente trilhar o manual adequado para que tenhamos uma boa governança. E agora, que é o acordo que nós estamos fazendo aqui, Luciana, esse compartilhamento de soluções tecnológicas e boas práticas de governança, nós estamos fortalecendo as bases do nosso estado, promovendo uma gestão mais eficaz e responsável”, disse.

Luciana Daltro falou ao AGORA RN a importância de ter controle e ser transparente sobre as atividades desempenhadas pelo governo, em esfera estadual e federal, para a secretária, a tecnologia passa a ser uma aliada tanto do governo, quanto da sociedade.

“A transparência tem um papel vital na participação e controle social. A partir do momento que a gente otimiza a força de trabalho, trazendo soluções tecnológicas como o ePad, o eAud, o sistema Alice, o Macros, nós estamos desenvolvendo tecnologias que vão otimizar a força de trabalho do controle interno, cujo objetivo final é garantir transparência, participação e controle”, declarou Luciana Daltro.

As ferramentas tecnológicas citadas Luciana são dispositivos de inspeção, organização e análise dos processos administrativos, usados pelo poder executivo federal e agora também no Rio Grande do Norte.

RN receberá cúpula do G20

Em outubro deste ano, o Rio Grande do Norte irá sediar uma reunião do G20, organização que reúne as 20 maiores economias do mundo, a ocasião receberá especificamente o Grupo de Trabalho Anticorrupção.

A governadora Fátima Bezerra aproveitou a solenidade desta sexta-feira para ressaltar a importância do evento que busca combater princípios e padrões anticorrupção. O Brasil é o país presidente do G20 em 2024, e a reunião no RN é parte das atividades sob sua liderança.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/governo-do-rn-assina-acordos-de-transparencia-e-boas-praticas-de-governanca-com-corregedoria-geral-da-uniao/