Os números detalhados desse envio são os seguintes: 2.432 bolsas em 2022, 15.488 em 2023 e 6.720 até o momento em 2024. Esses números refletem em um total de 5.579,27 litros já enviados. Foto: Divulgação Hemonorte
O Hemonorte, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Rio Grande do Norte, tem se destacado pela expressiva produção e envio de bolsas de plasma à Hemobrás, Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia. Desde a sua qualificação em 2022, o centro já enviou um total de 25.640 bolsas de plasma para a produção de medicamentos derivados do sangue.
Os números são impressionantes: das 25.640 unidades enviadas à Hemobrás, estão 2.432 bolsas em 2022, 15.488 em 2023 e 6.720 até o momento em 2024, totalizando 5.579,27 litros já enviados.
O Hemonorte produz diversos tipos de bolsas de plasma, como Plasma Fresco Congelado (PFC), Plasma Comum (PC) e Plasma isento de Crio (PIC).
Esses produtos são cruciais para a fabricação de medicamentos como Imunoglobulinas, Albumina, Fator VIII e Fator IX de coagulação, usados no tratamento de doenças raras como hemofilia e erros inatos do sistema imune, além de serem essenciais em casos de queimaduras graves, imunodeficiências e câncer, entre outras condições.
Antes da qualificação do Hemonorte pela Hemobrás em 2022, o excedente de plasma, que é separado do sangue doado e passa por um processo de separação em quatro hemocomponentes (hemácias, plaquetas, crioprecipitado e plasma), era descartado devido à menor demanda em relação à oferta.
O Hemonorte tem conseguido enviar mensalmente cerca de 2.500 bolsas de plasma não utilizadas pelos hospitais desde a sua qualificação, ampliando o número de pessoas beneficiadas a cada doação. No entanto, o órgão convoca doadores para repor os estoques.

Hemonorte é reconhecido nacionalmente pela qualidade
Além da quantidade expressiva, o Hemonorte ganhou destaque nacional por seu desempenho excepcional no atendimento aos requisitos de qualidade e segurança das bolsas de plasma enviadas.
Seguindo as Boas Práticas de Fabricação (BPF), o Hemocentro mantém um índice de descarte de bolsas inaptas de menos de 1%, muito abaixo da média nacional de 4%, evidenciando o alto padrão de qualidade do plasma enviado e o compromisso com a segurança e eficácia dos medicamentos hemoderivados produzidos a partir deste plasma.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/hemonorte-25-mil-bolsas-plasma-hemobras/