Idema reforça proteção do Morro do Careca

O Morro do Careca é reconhecido nacionalmente como um dos principais cartões postais do Rio Grande do Norte. Foto: Idema

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) concluiu a recolocação da cerca de proteção e a instalação de novas placas informativas no Morro do Careca, um dos principais pontos turísticos do Estado. A ação foi coordenada pelo Núcleo de Arquitetura e Engenharia do órgão ambiental, com o apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental do RN.

“Nós temos dimensão da importância ambiental, cênica-paisagística e para a própria economia do Estado que o Morro do Careca tem. Então, pedimos encarecidamente à população que preserve, respeite e admire um patrimônio que é de todos”, explicou o diretor-geral do Idema, Werner Farkatt.

O gestor enfatizou enfatizou a importância ambiental, paisagística e econômica do Morro do Careca para o município, destacando o apelo à população para preservar esse patrimônio compartilhado.

O cercamento adequado e as novas placas informativas são medidas destinadas a auxiliar na conservação e proteção desse monumento natural, cuja subida está proibida desde 1997 para salvaguardar sua biodiversidade e características únicas.

Causas, conforme o Idema

Reconhecido como um dos principais cartões postais do Rio Grande do Norte, o Morro do Careca continua com problemas de erosão e desgaste e o processo de aparecimento de falésias, que tem se dado naturalmente pela ação do mar, tem sido agravado e acelerado com atividades de visitantes na praia, os quais sobem na duna e chegam a degradar ainda mais o local.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/idema-reforca-protecao-do-morro-do-careca/