Menina com Constituição em ato de Lula em Natal gera comparação com vídeo de garoto com arma

Este conteúdo foi originalmente publicado no Agora RN – Portal de Notícias do Rio Grande do Norte. Visite https://agorarn.com.br para mais notícias de Natal e RN.

Uma imagem de uma menina segurando um exemplar da Constituição brasileira durante um ato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Natal, neste domingo 11, passou a ser comparada nas redes sociais com o vídeo de um menino de 9 anos segurando uma arma durante uma comemoração bolsonarista em Parnamirim, na Grande Natal. Os dois registros foram feitos no Rio Grande do Norte e passaram a ser utilizados em manifestações políticas na internet.

Na imagem obtida pelo UOL, a menina aparece vestida de branco, aparentemente em cima de um veículo, segurando um exemplar da Constituição. Ela está cercada por apoiadores de Lula no bairro Alecrim, na capital potiguar.

A fotografia passou a circular nas redes sociais em comparação com um vídeo gravado em Parnamirim, cidade vizinha a Natal, no qual um menino aparece segurando uma arma durante uma comemoração bolsonarista. A gravação ganhou repercussão nos últimos dias.

A campanha de Lula passou a explorar a comparação entre os dois registros. Nas redes sociais, usuários relacionaram as imagens ao debate político sobre o uso de armas e a Constituição brasileira.

“Enquanto em um lado vemos um menininho com uma arma na mão, no outro vemos uma menina mulher mostrando a Constituição!”, disse um internauta.

Outro usuário também comentou a comparação entre os registros feitos no Rio Grande do Norte. “O mesmo estado em que uma criança ergueu uma arma para o alto em comemoração ao extremismo, foi o estado em que uma criança levanta com orgulho a constituição do seu país”, disse.

O vídeo gravado em Parnamirim também provocou a atuação de órgãos de proteção à criança. O Conselho Tutelar foi acionado, e a mãe do menino, de 9 anos, afirmou que não sabia que o filho estava participando de um ato político.

Segundo o relato apresentado pela mãe ao Conselho Tutelar, ela só tomou conhecimento da situação depois de receber o vídeo enviado por um amigo. A Polícia Civil do Rio Grande do Norte e o Ministério Público também foram acionados.

Declaração sobre a Constituição entrou no debate eleitoral

A circulação das imagens ocorre em meio à repercussão de uma declaração do candidato Flávio Bolsonaro (PL) sobre possíveis mudanças na Constituição brasileira.

Em conversa com jornalistas, Flávio afirmou que, caso seja eleito, pretende “mudar a Constituição e redemocratizar o Brasil”. A declaração fez referência ao número de aliados eleitos para a Câmara dos Deputados e o Senado.

A fala passou a ser utilizada por apoiadores de Lula nas redes sociais como parte da mobilização eleitoral para tentar conquistar votos.

Lula participa de ato em Natal

O presidente Lula esteve em Natal neste domingo 11 para participar de um evento ao lado de governadores eleitos no Nordeste.

Entre os participantes estavam Lucas Ribeiro (PP), Elmano de Freitas, do Ceará, e Jerônimo Rodrigues, da Bahia.

Foi durante esse ato, no bairro Alecrim, que a menina foi fotografada segurando um exemplar da Constituição brasileira, imagem que passou a circular nas redes sociais em comparação com o vídeo registrado em Parnamirim.

Leia mais notícias do Rio Grande do Norte no Agora RN: https://agorarn.com.br | Siga-nos: Facebook.com/agorarn

Fonte: https://agorarn.com.br/rn/menina-constituicao-comparacao-garoto-arma/