Papa Francisco ora por vítimas de tragédia no Rio Grande do Sul

FORTES CHUVAS

Estado vem sofrendo com as fortes chuvas que já causaram 66 mortes; mais de 100 pessoas estão desaparecidas

5 de maio de 2024

Portal GCMAIS

O Papa Francisco, durante a missa na manhã deste domingo (5), orou e demonstrou solidariedade às famílias das vítimas atingidas na tragédia no Rio Grande do Sul. O estado vem sendo assolado pelas fortes chuvas, que já atingiram mais de 330 municípios, dos 497 do estado.

Papa Francisco ora por vítimas de tragédia no Rio Grande do Sul

Foto: Reprodução

“Quero assegurar a minha oração pelas populações do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas”, declarou o pontífice para os milhares de fiéis, na Praça de São Pedro, no Vaticano, ao fim da oração Regina Caeli.

Segundo dados do último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, chegou a 66 o número de óbitos confirmados pelas fortes chuvas. 101 pessoas continuam desaparecidas. Aproximadamente 65% do estado foi atingido pelo desastre ambiental, que decretou estado de calamidade pública.

>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou para o Rio Grande do Sul acompanhado de representantes do Judiciário, Legislativo e ministros do Governo.

Entenda a tragédia no Rio Grande do Sul

O estado vem enfrentando fortes chuvas desde a última semana de abril. Até o momento, 66 mortes foram confirmadas e outras 6 estão em investigação. Tragédia supera a última registrada no Rio Grande do Sul, em setembro de 2023, onde 54 pessoas morreram.

O Governador Eduardo Leite (PSDB) decretou estado de calamidade pública em todo o Rio Grande do Sul.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Como ajudar às vítimas:

Os itens mais necessários são colchões novos ou em bom estado, roupas de cama, de banho, cobertores, cestas básicas, ração animal e água potável. As doações podem ser levadas para Central Logística, localizada na Avenida Joaquim Porto Villanova, 101, Jardim Carvalho, em Porto Alegre. Em outros estados, os doadores devem procurar locais que estão recebendo materiais em suas cidades.

Aos que desejam doar dinheiro, a conta SOS Rio Grande do Sul, do banco Banrisul, foi restabelecida pelo governo do Rio Grande do Sul para receber doações, desde a última quinta-feira (2).

A chave Pix é o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) número 92.958.800/0001-38. O governo estadual informa que os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades.

Dados da conta:

Nome da conta: SOS Rio Grande do Sul

Chave Pix: CNPJ: 92.958.800/0001-38

Leia também | Morre ator de ‘Titanic’ e ‘O Senhor dos Aneis’

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

 

 

 

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.

Fonte: https://gcmais.com.br/noticias/2024/05/05/papa-francisco-ora-por-vitimas-de-tragedia-no-rio-grande-do-sul/