Patrulha Maria da Penha promove roda de conversa em canteiro de obra e reforça prevenção à violência contra a mulher

 

A Patrulha Maria da Penha (PMP), da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), vinculada à Secretaria Municipal da Segurança e Cidadania (SSM), deu continuidade na tarde desta quarta-feira (9), às ações preventivas de enfrentamento à violência contra a mulher. Desta vez, a roda de conversa foi realizada com trabalhadores de uma construtora da capital.

Promovida regularmente em diferentes espaços da cidade, a iniciativa busca ampliar o acesso à informação e sensibilizar a população para o reconhecimento de comportamentos que contribuem para a reprodução da violência de gênero. Mais do que um momento de diálogo, a atividade reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção dos direitos das mulheres e a prevenção da violência.

Cerca de 30 trabalhadores participaram da roda de conversa, conduzida pela coordenadora da Patrulha Maria da Penha, subinspetora Sabrina Smith. Durante o encontro, ela abordou os diferentes tipos de violência de gênero, os principais desafios para o enfrentamento desse problema e o papel da sociedade na construção de uma rede de proteção cada vez mais fortalecida.

De acordo com a subinspetora, as ações educativas têm como objetivo ampliar a sensibilização da população, especialmente dos homens, para a importância de reconhecer e enfrentar situações de violência contra a mulher, contribuindo para a ruptura dos ciclos que sustentam esse tipo de violência.

“Precisamos ampliar esse trabalho também com os homens. Na maioria dos casos de violência contra a mulher, o agressor é um homem, por isso é fundamental promover a reflexão sobre comportamentos, informar sobre os diferentes tipos de violência e as sanções previstas em lei. Também é importante abordar o ciclo da violência e mostrar que determinadas atitudes precisam ser reconhecidas e interrompidas”, destacou Sabrina.

As rodas de conversa também contribuem para o reconhecimento de situações de vulnerabilidade e para a disseminação de informações sobre os serviços que integram a rede de proteção às mulheres. Dessa forma, a orientação chega a públicos diversos e fortalece a capacidade da sociedade de identificar situações de violência e saber como agir diante delas.

A técnica de segurança da construtora, Elisangela Alves, participou ativamente do encontro e destacou a importância do momento para esclarecer dúvidas relacionadas à Lei Maria da Penha.

“É muito gratificante permitir que esse conhecimento seja compartilhado. Já participei dessa ação em outra empresa e senti a necessidade de trazê-la para a Stanza, ainda mais em um espaço em que 99% dos trabalhadores são homens. Acredito que todas as dúvidas foram esclarecidas, principalmente sobre essa questão da lei que chega para o homem. Eles entenderam que, de fato, a Lei Maria da Penha se aplica aos dois, mas que, diante dos índices alarmantes de violência contra as mulheres, muitas vezes as ações acabam sendo direcionadas a elas”, afirmou.

Quem também participou da atividade foi o carpinteiro da Construtora Stanza, Edney Damasceno. Animado com o conteúdo apresentado, ele ressaltou a importância de compartilhar as informações discutidas durante o encontro.

“Isso mostra para nós, trabalhadores, a importância de passar a mensagem de que, caso aconteça alguma situação, não apenas na nossa família, mas com outras pessoas, podemos contar com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal”, contou.

Ao levar informação para diferentes espaços da cidade, a Patrulha Maria da Penha amplia o caráter preventivo de sua atuação e fortalece o diálogo sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.

As atividades educativas contribuem para que mais pessoas estejam preparadas para reconhecer situações de violência, compreender como agir diante delas e conhecer os canais e serviços disponíveis para acolhimento e proteção.

São eles:

  • 153 – Guarda Municipal
  • 190 – Polícia Militar
  • 180 – Central de Atendimento à Mulher
  • 100 – Violação dos Direitos Humanos (grupos vulneráveis)
  • 181 – Disque Denúncia da Polícia Civil
  • CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulheres Vítimas de Violência – 79 98138-6034 ( Aracaju)
  • Casa da Mulher Brasileira: 3179-3761 (Endereço: Centro Administrativo – Avenida D, 200. Bairro Capucho, Aracaju).

Fonte: AAN

Fonte: https://ajn1.com.br/patrulha-maria-da-penha-promove-roda-de-conversa-em-canteiro-de-obra-e-reforca-prevencao-a-violencia-contra-a-mulher/