Pela primeira vez, UFC tem nota máxima no Índice Geral de Cursos do MEC

INÉDITO

Com o resultado, a UFC integra um grupo de apenas 54 instituições de educação superior (IES) que detêm nota 5 no IGC

4 de abril de 2024

Portal GCMAIS

A Universidade Federal do Ceará (UFC) alcançou pela primeira vez em sua história a avaliação nota 5 no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC). A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao MEC, em uma live realizada na terça-feira (2). Com o resultado, a UFC integra um grupo de apenas 54 instituições de educação superior (IES) que detêm nota 5 no IGC, correspondendo a somente 2,7% do universo de faculdades e universidades que passaram pela avaliação.

Pela primeira vez, UFC tem nota máxima no Índice Geral de Cursos do MEC

Foto: Reprodução

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

A entidade avaliou 1.998 IES públicas e privadas. O cálculo do IGC corresponde às médias ponderadas das notas do CPC atingidas por cada curso de graduação da instituição e dos conceitos dos programas de pós-graduação stricto sensu segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), levando em consideração o número de matrículas. Os resultados variam de 1 a 5, e o conceito 5 indica a excelência da IES.

Das instituições com IGC calculado, 27,7% (554) tiveram desempenho enquadrado nas faixas 4 e 5 do indicador. Ainda 60,3% obtiveram nota 3 e, para além disso, 11,7% (234) e 0,3% (6) ficaram nas faixas 2 e 1 respectivamente. Mais uma vez as instituições federais de ensino superior foram destaque, segundo o INEP. Um quantitativo de 85% das avaliadas obteve IGC 4 ou 5 e nenhuma ficou nas faixas 1 e 2 do indicador.

De acordo com o pró-reitor de Graduação da UFC, Prof. Davi Romero, a conquista veio após uma série histórica de notas 4 obtidas desde 2007. Ele afirma que o desempenho superior foi fruto de um planejamento mais articulado entre as coordenações de curso, as unidades acadêmicas e as pró-reitorias de Graduação, Extensão e Pesquisa e Pós-Graduação.

“Assim, potencializamos o ensino, a pesquisa e a extensão, resultando na melhoria das avaliações no ENADE, bem como na percepção dos estudantes sobre a construção de seus processos formativos. Esse resultado só foi possível pelo engajamento de todos os estudantes, professores e técnicos administrativos da UFC, que fazem em seu dia a dia uma Universidade que permite a transformação social e o desenvolvimento humano e econômico”, reconheceu.

“Estamos felizes e orgulhosos dos nossos cursos de graduação e de pós-graduação e permanecemos empenhados para melhorar mais ainda os nossos indicadores de qualidade. As universidades federais estão na liderança da educação superior brasileira, e a UFC faz parte dessa história”, sintetizou o reitor Custódio Almeida, sobre a conquista da nota máxima na avaliação pela Universidade.

Leia também | TRE-CE abre 12 vagas para estagiário com bolsa no valor de R$ 3,5 mil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.

Fonte: https://gcmais.com.br/noticias/2024/04/04/pela-primeira-vez-ufc-tem-nota-maxima-no-indice-geral-de-cursos-do-mec/