A Praça General Valadão, no Centro da capital, passará por uma ampla requalificação. A obra, orçada em R$ 1,7 milhão, que inclui a implantação da chamada Ilha dos Ambulantes e integra o programa Centro Vivo, teve a ordem de serviço assinada nesta terça-feira (14) pela prefeita Emília Corrêa.
O projeto prevê intervenções urbanísticas que buscam conciliar preservação histórica, acessibilidade e reorganização do comércio informal. Entre as principais ações estão a renovação do piso — com desenho inspirado no tradicional tabuleiro do Quadrante de Pirro —, novo paisagismo, revitalização dos canteiros, construção de uma travessia elevada ligando a praça ao Beco dos Cocos e a instalação de um monumento que marcará oficialmente o Marco Zero de Aracaju.
Ao autorizar o início das obras, a prefeita destacou o impacto da iniciativa para a recuperação do Centro. “Essa obra faz parte do Centro Vivo, projeto que está devolvendo vida ao coração de Aracaju. Estamos resgatando a nossa história, valorizando o patrimônio cultural e tornando o Centro mais bonito, organizado e acolhedor para moradores, comerciantes e visitantes. A Praça General Valadão é um símbolo da cidade e merece esse cuidado”, afirmou.
Além da requalificação do espaço público, o projeto inclui a criação de uma área estruturada para ambulantes que atualmente atuam na região. Segundo o presidente da Emurb, Sérgio Guimarães, a proposta equilibra o desenvolvimento urbano e preservação histórica. “Estamos qualificando um espaço que representa o Marco Zero da cidade, promovendo mais organização, acessibilidade e melhores condições para a atividade comercial, ao mesmo tempo em que preservamos um importante patrimônio urbano. É uma obra que fortalece o Centro e impulsiona o desenvolvimento econômico e turístico da capital”, destacou.
Na mesma linha, o presidente da Emsurb, Hugo Esoj, ressaltou o impacto social da medida. “Os comerciantes que hoje atuam na região do Hotel Palace passarão a contar com um espaço adequado, organizado e estruturado para desenvolver suas atividades. Assim como fizemos com os feirantes e comerciantes do setor de hortifrúti, buscamos oferecer mais dignidade, segurança e melhores condições de trabalho para quem vive do comércio informal”, afirmou.
A intervenção também deve reforçar o papel cultural da praça, que abriga o Centro Cultural de Aracaju. Para o secretário municipal da Cultura, Paulo Corrêa, o espaço ganhará ainda mais relevância. “A praça já recebe feiras, festivais e diversas manifestações culturais ao longo do ano. Com a implantação do monumento que identificará oficialmente o Marco Zero de Aracaju, ela ganhará um novo atrativo para moradores e turistas, fortalecendo a conexão da população com a história da cidade”, ressaltou.
Representantes do setor produtivo avaliam que a obra pode impulsionar a economia local. “Essa é uma obra aguardada há muitos anos. Ela melhora a mobilidade, qualifica os espaços públicos e fortalece o comércio, ajudando a trazer novamente as pessoas para o Centro Histórico de Aracaju”, afirmou um diretor da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese).
Marco histórico
Inserida no Quadrante de Pirro — traçado urbanístico que deu origem a Aracaju em 1855 —, a Praça General Valadão consolidou-se como o principal núcleo de desenvolvimento econômico da cidade. O protagonismo foi impulsionado pela antiga Alfândega, atual Centro Cultural, que concentrava a movimentação de mercadorias pelo Rio Sergipe. Ao longo dos anos, o entorno reuniu importantes equipamentos históricos, como o Hotel Palace, o Beco dos Cocos e o Edifício Maria Feliciana, tornando-se um dos espaços mais emblemáticos da capital sergipana.
*Com informações AAN
Fonte: https://ajn1.com.br/praca-general-valadao-sera-requalificada-e-tera-ilha-dos-ambulantes/

