Saúde mental é tema de websérie potiguar para conscientizar sobre esquizofrenia

Objetivo da websérie de ficção é auxiliar as pessoas a entender a melhor forma de lidar com uma pessoa em situação de surto – Foto: Angélica Andrade

Contando com a participação de usuários, familiares e profissionais de serviços da Rede de Atenção Psicossocial de Natal, a websérie ficcional “Dissonância” estreia no próximo dia 25 de abril, em três episódios, no Youtube. A trama conta a história de Dário, um jovem pianista que tem que lidar com o diagnóstico de esquizofrenia. Com um viés educativo e conscientizador, a história aborda questões sobre os cuidados das pessoas com transtornos mentais ou sofrimento psíquico.

A ideia do projeto partiu da psicóloga e técnica da coordenação de saúde mental de Natal, Emanuelle Camelo, que orientou na elaboração dos roteiros e deu apoio ao elenco e equipe sobre a temática em questão. A obra passou por um processo de construção coletiva, com artistas sensibilizados da necessidade de falar sobre o tema e chegou ao formato de uma websérie de ficção. O objetivo é auxiliar a população a entender a melhor forma de lidar com uma pessoa em situação de surto e refletir sobre o modelo de cuidado antimanicomial.

“Costumo dizer que é uma espécie de processo de círculo vicioso, ou seja, boa parte da sociedade não possui informação sobre as formas de prevenção e cuidado à saúde mental em geral, fazendo com que não promova ações efetivas para ampliar e fortalecer a política de saúde mental e assim gerando mais desinformações e falta de investimento”, afirma a psicóloga Emanuelle Camelo.

A websérie conta com atores experientes no elenco, como José Neto Barbosa no papel de Dário, além de Bruna Morais e Célia Bombom. A produção é da Com Arte Cultural, os roteiros são assinados por Fernando Suassuna e a direção é de Rogério Ferraz. “Estamos tratando do tema de saúde mental com muita sensibilidade e cuidado. Mais do que nunca, as pessoas precisam de informação sobre o tema e é preciso alertar a sociedade da melhor maneira de cuidar das pessoas que sofrem com a esquizofrenia e outros problemas psíquicos”, aponta o diretor.

Para a atriz e produtora da websérie Thalita Vaz, o fato de ser uma ficção atrelada ao caráter de realidade do tema, impulsiona a série. “Acreditamos na arte como um instrumento potente, capaz de trazer reflexões, questionamentos e até propiciar transformações na vida do indivíduo. Dissonância vem ocupar uma lacuna no audiovisual que é a da representação de pessoas com sofrimento psíquico sem estigmatização e trazendo um olhar empático, chamando o público para o acolhimento das pessoas com transtorno”.

A websérie estará disponível no canal do Youtube da produtora Com Arte Cultural, no próximo dia 25 (quinta-feira) e a cada semana sairá um episódio inédito. O evento de lançamento será aberto, com entrada gratuita, no SESC Cidade Alta, das 18h30 às 21h.

O projeto tem patrocínio da Tapioca Sinhá Maria, do Governo do Estado e Fundação José Augusto através do Programa Cultural Câmara Cascudo e da empresa Vila e Prefeitura do Natal por meio do programa de incentivo à Cultura Djalma Maranhão. Além dos Apoios Culturais do Sistema Fecomércio RN, através do Sesc RN, Teatro Alberto Maranhão, REMAR, Pró Comunicação, Praia Filmes HD, Dronando Filmes e Fina Flor Noivas e Festas.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/saude-mental-e-tema-de-webserie-potiguar-para-conscientizar-sobre-esquizofrenia/