Belém confirma falta de vacinas contra a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que no momento conta apenas com as vacinas da Pfizer Baby contra covid-19. Em relação às demais vacinas contra covid, a Sesma aguarda novas remessas, por parte do Ministério da Saúde.

O Pará contabiliza atualmente 898.987 casos de Covid-19, desde o primeiro caso, em março de 2020. Belém registrou 160.794 casos. A doença provocou 19.257 mortes, sendo 5.520 apenas na capital.

A Sesma informa ainda que todas as vacinas de rotina do calendário estão disponíveis diariamente em nossas salas de vacinação, exceto a DTP ( Difteria, Tétano e Pertussis ou coqueluche) que, no momento, está sendo substituída pela vacina Pentavalente, garantindo que não haja prejuízo ao calendário de vacinação, conforme recomendações do Ministério da Saúde.

MAIS DOSES A CAMINHO
Novas doses da vacina contra covid-19 devem chegar na próxima semana para serem distribuídas aos estados, segundo o Ministério da Saúde. O processo de compra dos imunizantes teve início em 2023 e as doses estão atualizadas para proteger contra a variante XBB da covid-19.

De acordo com a pasta, alguns municípios podem estar sem estoque, mas a maior parte das redes de saúde dos estados ainda tem doses da Coronavac e da Pfizer, para adultos que precisam completar o esquema vacinal. O Ministério da Saúde enfatiza que as vacinas disponíveis nos postos de vacinação continuam efetivas contra as formas graves da doença.

Além disso, a rede continua abastecida com as vacinas para o público infantil que, segundo o ministério, é um público prioritário em razão da baixa cobertura vacinal. Entre os jovens com menos de 14 anos, apenas 11,4% receberam as três doses do imunizante.

No Brasil, as vacinas contra covid-19 são recomendadas para a população geral a partir dos 6 meses de idade. O esquema vacinal primário é de pelo menos duas doses.

Fonte: https://diariodopara.dol.com.br/belem/belem-confirma-falta-de-vacinas-contra-a-covid-19-121188/