‘Chapéu do Barata’ pode abrigar nova Estação Cidadania, informa Mauro Bonna

Confira abaixo a coluna do jornalista Mauro Bonna deste final de semana no DIÁRIO DO PARÁ.

 

Chapéu
A Secult pediu para a Prefeitura de Belém a devolução do esquecido Chapéu do Barata. A intenção de Helder é instalar uma Estação Cidadania. Aquela área terá um novo perfil como confluência de estações do BRT.

Festival de drinques com ingredientes regionais
A Claro é uma das marcas patrocinadoras da primeira edição do Festival Amazônia Sour, que celebra a coquetelaria e cultura amazônica em circuito de drinques autorais, em Belém, com duas etapas em abril. A primeira etapa inicia no próximo sábado, com o “Brinde Amazônia Sour”, na Estação, com shows de Dona Onete e Baile do Mestre Cupijó. Os ingressos estão à venda no Sympla e clientes Claro Clube têm desconto de 60% na aquisição. A segunda etapa, o “Circuito Amazônia Sour”, acontece de 18 a 28 de abril, em mais de 30 bares e restaurantes de Belém e Região Metropolitana, onde cada casa apresentará dois coquetéis: um alcóolico e outro sem álcool.

Educação médica continuada
A comunidade médica paraense ganha uma superestrutura de educação continuada. Referência no segmento, a Afya Educação Médica inaugura, no dia 23, sua primeira unidade de pós-graduação em Belém, na Dr. Moraes, entre Nazaré e Braz. Esta nova unidade conta com salas de aula modernas, mais de 16 ambulatórios médicos, espaço de convivência e sala de discussão de casos clínicos.

Eventos
‘Celebrate’ será o nome da casa de eventos do grupo Sushi Ruy Barbosa, que abrirá no coração do Umarizal, nos próximos meses. Agenda disponível em breve.

Galé
O empresário Jorge Rebelo bateu o martelo por Belém. Ele é o cap da rede hoteleira Vila Galé, a maior de Portugal e, também, uma das maiores do Brasil. Com as bênções de Helder, aceitou um comodato de longo prazo, de um espaço no Porto Futuro II, exatamente em frente à Doca, onde não tem armazém tombado. No local, em tempo recorde, será construído um hotel boutique de alto luxo, de frente para a baía. Belém merece.

Resort
Além do hotel boutique, no coração de Belém, a rede Vila Galé mostrou interesse em construir um resort em Santa Bárbara, às margens do Furo da Marinha. Uma segunda etapa.

Restô
O Estado pediu de volta o imóvel onde opera o Restô do Porto, de Alberto Serruya. Servirá a vários interesses da COP30. Enquanto isso, sem pressa, coisa para julho, Serruya deve inaugurar o novo Restô na mesma região, em imensa área em negociação, também com frente para a Rua Belém. Espaço muito maior.

Casablanca
O restauranter Alberto Serruya parte para a reedição do restaurante Casablanca, que por muito tempo funcionou em frente ao Roxy. Agora, na Padre Eutíquio com Conselheiro, imóvel onde residiu a família do empresário Oziel Carneiro. Coisa fina. Deve inaugurar em julho próximo.

Chocolate
Mais uma vez, o Chocolate Gaudens, o fino da Amazônia, foi o mimo de Páscoa distribuído nos voos executivos da Líder Táxi Aéreo, em todo o País.

Parque
Visando interesses da COP30, a Secult pediu de volta o Gazebo do Parque da Residência, onde até então funcionava o Aviú do Parque.

Feijão
A tradicional Feijoada da Chef Nathalie Furtado, que fazia sucesso no Aviú do Parque da Residência, continuará firme e forte, aos sábados, no Da Lie, na Quintino.

Argumento
Nesta segunda, no Argumento: o secretário de Estado de Educação do Pará, Rossieli Soares (ex-ministro e ex-secretário de Educação de São Paulo e Amazonas). Às 22h30, na RBA.

Itaoca
O consultor Fernando Guimarães está incumbido de negociar a venda do Itaoca Hotel, estrategicamente localizado no início da Presidente Vargas.

Polícia
O imenso espaço antes ocupado por Cynthia Charone, no mezanino da Estação, deverá abrigar uma Delegacia de Atendimento da Polícia Civil, com inúmeros serviços à população.

Escritório
A Marelli Belém, leia-se Raissa Colares Moreira, conquistou, no ranking de 2023, o 1º lugar nacional em vendas da concorrida marca, sinônimo de mobiliário corporativo.

Arte
A 60ª edição da Bienal Arte de Veneza ocorrerá de 20 de abril a 24 de novembro, com a curadoria do brasileiro Adriano Pedrosa, diretor do MASP. O pavilhão do Brasil focará a arte indígena amazônica.

Mit
Sérgio e Jussara Maranhão inauguram nesta quinta, na Dom Romualdo Coelho, a nova loja Macom Mitsubishi, com padrão mundial da marca.

Ponto
Os irmãos Massoud compraram o ponto da antiga Farmácia César Santos, na Santo Antônio. Estão reconstruindo o imóvel para alugar. Com o mesmo objetivo, também reconstroem o antigo ponto da Rofama, na 15 de Novembro.

Custos
Com foco em baixar custos, a diretoria da Unimed Belém deixará, até o final do ano, o atual prédio que ocupa na Curuzu. De mala e cuia ocupará imóvel próprio.

Restaurante
Sebastião Campos continua lutando no Senai, em Brasília, pela instalação de um Restaurante-Escola em um dos casarões da Secult, na Ladeira do Castelo.

Idioma
Além de permanecer com a formação de docentes, o lindo prédio do IEP, na Praça da República, vai abrigar um Centro de Línguas da Seduc. Vários idiomas disponíveis em cursos livres.

Ensino
Hoje, o Pará tem cerca de 500 mil alunos na rede estadual. São 950 escolas por todo o Estado. Entretanto, algo como 80 mil jovens, em idade escolar, estão fora da sala de aula.

Integral
O Pará passou de 78 para 113 escolas de tempo integral. Foram mais 17,7 mil novas vagas, totalizando 35,9 mil vagas integrais na rede estadual. A meta é chegar a 300, até o final de 2026. Tempo Integral são no mínimo sete horas de ensino, porém, o ideal são nove.

Internet
Helder lançará um programa de conectividade, inclusive via satélite, levando internet para toda a rede de ensino estadual.

Ambiental
Uma novidade em nível mundial. A Educação Ambiental já é realidade no Pará. Atinge um total de 1,5 milhão de estudantes da rede pública de ensino do Estado, sendo 500 mil obrigatórios na rede estadual e o restante por adesão das redes municipais. Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima, tudo construído do zero, material didático e corpo docente.

Bora Estudar
Será agora em maio, a primeira premiação do programa Bora Estudar. Helder dará 10 mil reais em crédito de material de construção aos melhores alunos de cada turma, para incrementar suas habitações. Serão 19 mil alunos reconhecidos em todo o Estado.

Redação
A partir deste ano, todo aluno da rede pública do Pará que conquistar um mínimo de 900 pontos na redação do Enem receberá uma premiação de 10 mil reais em crédito de material de construção, para ajudar sua família. É uma iniciativa inédita no País.

Combu
Helder mandou construir uma escola do Estado na famosa ilha do Combu. Hoje, centenas de jovens precisam se deslocar diariamente a Belém, em busca de ensino.

Tudo
A Tudo Conveniência acabará com suas lojas sem estacionamento, assim como as que operam com bares. Vai inaugurar loja nova na Serzedelo, ao lado do Manoel Pinto, e na entrada do antigo Hotel Regente, na Governador.

Farofa
A Manioca colocou no mercado a sua linha de farofas em três sabores: tradicional, defumada e ervas amazônicas. Esta semana, chegará às gondolas da Tudo, Líder, Mais Barato e Preço Baixo.

Sabores
O Senac vai levar para Brasília os sabores paraenses, com destaque para a maniçoba, na Semana da Gastronomia Regional, que acontece desta segunda a quinta, inspirada no Círio dos Povos. O evento contará com uma aula-show e três almoços temáticos nos Restaurantes-Escola Senac Downtown, na Câmara e no Senado. Mais de mil pessoas são aguardadas na programação.

Metais
A Vale Metais Básicos firmou parceria com o Senai para a instituição administrar, por três anos, o Centro de Treinamento em Ourilândia. A estimativa gira em torno de 1.000 matrículas.

Cuiarana
Na Vila de Cuiarana, no Sal, em área de 12 mil metros quadrados, deverá surgir o condomínio Reserva Cuiarana, em projeto do arquiteto Paulo Heidtmann. Negócio de Murilo Souza Filho (Portal Brasil) e Claudio Massoud (Beach Life).

Navegação
O Estaleiro Rio Maguari, de Icoaraci, estará com estande no Navegstic Navalshore Amazônia, evento com exposições e conferências, de quarta a sexta, em Manaus.

Arroz
A fazenda do Arroz Acostumado, em Cachoeira do Arari, no Marajó, continua sem operar. A empresa deverá partir para um Licenciamento Corretivo e tentar recorrer da multa.

Bayside
O Condomínio Bayside, que será construído na área da antiga CATA, terá 67 lotes, de 650 a 1.000 metros quadrados. O menor custará 2,3 milhões. Todos já reservados.

Gastronomia
A Semas pediu parceria do Instituto Paulo Martins e Abrasel para a instalação, no Parque do Utinga, de um Ecossistema de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, voltado para educação, promoção e empreendedorismo do alimento amazônico paraense.

Médico
O Grupo Afya mantém, há dois anos, faculdades de Medicina funcionando em Bragança e Abaetetuba. Em breve, chega a Cametá. São 180 alunos em cada cidade. O grupo opera 33 unidades de graduação, sendo 30 fora das capitais. Em cada unidade são 15 bolsistas do Mais Médicos, além de cerca de 15 do Prouni e 15 do Fies. Os benefícios para as cidades já começaram a aparecer.

Indústria
Alex Carvalho, presidente da Fiepa, convidou Geraldo Alckmin para visitar a XVI Feira da Indústria do Para (FIPA), de 22 a 25 de maio, no Hangar. A Rodada de Negócios da FIPA terá a participação de 10 instituições bancárias e dois escritórios de gestão de projetos. Um recorde.

Caboclos
Carlos Alcantarino abrirá, no dia 17, no Paço Imperial, no Centro do Rio, a Exposição Caboclos da Amazônia, com Arquitetura, Design e Música. Terá performance do abridor de Letras Idaias Dias de Freitas, de São Sebastião da Boa Vista, no Marajó.

Carne
O embarque de carne brasileira para o exterior cresceu 25% no primeiro trimestre. O Pará cresceu 83%, em relação a 2023, devido à entrada de novas plantas e habilitação para novos países. Mas o Para só contribui com 5% do que o Brasil exporta, sendo que abate 10% do total. O Pará poderá dobrar a exportação, em comparação com os números brasileiros.

Em cima
Deixar para cima da hora não é privilégio brasileiro. As Olimpíadas serão em julho, mas a poderosa França ainda não concluiu o trabalho de despoluição do Rio Sena. Aqui também será assim, alta tensão às vésperas da COP. Tudo com emoção.

EM ALTA
Pobre
Está agendada para 15 de maio a abertura do sofisticado restaurante Pobre Juan, no concorrido mix do shopping da Doca.
Criança
O restaurante Camarada Camarão, no shopping da Doca, vai inaugurar um Espaço Kids com brinquedoteca.
Yamada
Nesta segunda, a loja Yamada Telégrafo será reaberta ampliada e totalmente reformada.

EM BAIXA
Estação
As mesas e cadeiras continuam coladas ao guarda-corpo da Estação. Durante a COP os turistas terão que pedir licença para fotografar o melhor ângulo do pôr-do-sol.
Mosqueiro
Os fugitivos de Mossoró vieram tomar um tacacá. A PF já sabe onde ficaram hospedados, confortavelmente, em Mosqueiro.
Potoca
Já se não bastasse lixo e buraco, agora, os protestos de servidores municipais contra a Gestão Potoca interditam ruas, promovendo o caos no trânsito.

Fonte: https://diariodopara.dol.com.br/belem/chapeu-do-barata-pode-abrigar-nova-estacao-cidadania-informa-mauro-bonna-118278/