A greve dos rodoviários da empresa Monte Cristo, em Belém, continua sem acordo entre trabalhadores e empresários, e a paralisação deve se estender pelo menos até a próxima segunda-feira.
A paralisação, iniciada na última quarta-feira (20), já é a terceira registrada em 2026 e ocorre por causa de atrasos salariais, pendências no ticket alimentação e férias não pagas. Mesmo após reunião entre as partes, não houve avanço nas negociações.
Segundo o Sindicato dos Rodoviários, a empresa alegou dificuldades financeiras para quitar os débitos no momento. O caso segue em análise na Justiça do Trabalho.
Cerca de 80 trabalhadores permanecem parados, afetando diretamente 10 linhas de ônibus em Belém e prejudicando aproximadamente 25 mil passageiros.
Linhas afetadas:
- CDP Providência
- Sacramenta–São Brás
- Sacramenta–Humaitá
- Sacramenta–Bernal do Couto
- Pedreira–Nazaré
- Pedreira–Lomas A
Sem novo acordo entre as partes, não há previsão para o retorno normal das operações.
O que diz o Setransbel
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (SETRANSBEL) informou que a paralisação por colaboradores da empresa Monte Cristo ocorre em meio às dificuldades financeiras enfrentadas pela operadora, reflexo do desequilíbrio econômico do sistema de transporte público.
Segundo o sindicato, um dos principais fatores desse cenário é a insuficiência da tarifa pública paga pelos usuários (R$4,60), que estaria abaixo do valor considerado necessário para garantir a manutenção adequada do serviço, o que tem gerado prejuízos acumulados às empresas do setor.
A entidade também aponta que a situação é agravada pela defasagem tarifária, pelo aumento dos custos operacionais — especialmente com combustível, manutenção, peças, salários e benefícios trabalhistas — além da redução no número de passageiros pagantes nos últimos anos, fatores que impactam diretamente a sustentabilidade financeira do sistema.
O SETRANSBEL informou ainda que a empresa mantém diálogo com os trabalhadores e com a representação da categoria rodoviária, com o objetivo de buscar soluções para a regularização das pendências e a retomada integral da operação.
Fonte: https://diariodopara.com.br/belem/greve-continua-e-deixa-10-linhas-de-onibus-fora-de-operacao-em-belem/

