Nova remessa terá alimentos, colchões, roupas e outros donativos; anúncio foi feito pelo prefeito Renato Junior durante balanço dos 100 dias de gestão.
Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus prepara o envio da segunda remessa de ajuda humanitária para a Venezuela. Segundo o prefeito Renato Junior, a nova carga contará com 230 toneladas de alimentos, colchões, roupas e outros donativos, que serão transportados pelo Exército Brasileiro nos próximos dias. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (6), durante o balanço dos primeiros 100 dias da atual gestão municipal.
De acordo com o prefeito, a iniciativa reforça o compromisso da capital amazonense em prestar apoio à população venezuelana afetada pela crise humanitária.
A primeira remessa, com 200 toneladas de mantimentos, foi entregue e distribuída em território venezuelano na última semana. A operação contou com a participação da Prefeitura de Manaus, Governo Federal, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira (FAB), Receita Federal e autoridades da cidade venezuelana de La Guaira.
Programas sociais em Manaus
Enquanto coordena a ajuda internacional, a prefeitura afirma manter em andamento as ações voltadas à população da capital.
Entre elas está o programa “Jaraqui da Gente”, que já distribuiu cerca de 60 toneladas de pescado, beneficiando mais de 5 mil pessoas nos bairros Cidade de Deus, Jorge Teixeira, Alvorada, Santa Etelvina e na comunidade Cidadão 10, no Tarumã.
Segundo Renato Junior, além de garantir alimento para famílias em situação de vulnerabilidade, o programa fortalece a economia local ao gerar renda para pescadores e evitar o desperdício da produção.
Outro destaque é o programa “Manaus que a Gente Cuida”, que leva serviços de diversas secretarias municipais diretamente aos bairros, utilizando escolas da rede pública como pontos de atendimento. A iniciativa já passou pela Cidade de Deus e Jorge Teixeira e terá Santa Etelvina como próxima comunidade beneficiada.
Na área social, a prefeitura também informou que entregou mil kits do programa “Mãe Manauara”, com enxovais destinados a gestantes atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Ao fazer um balanço dos primeiros 100 dias de governo, Renato Junior afirmou que a prioridade da gestão é aproximar os serviços públicos da população e transformar as demandas apresentadas pelos moradores em políticas públicas permanentes.
LEIA MAIS:
Rodoviários anunciam decisão sobre greve de ônibus em Manaus
Fonte: https://emtempo.com.br/478010/amazonas/manaus-envia-230-toneladas-ajuda-humanitaria-venezuela/

