Campanhas de solidariedade se ampliam em apoio ao povo do Rio Grande do Sul

Uma grande rede solidária, que se espalha pelo país, se formou diante da tragédia que se abateu sobre o Rio Grande do Sul. Uma série de iniciativas solidárias de organizações e movimentos sociais, além de personalidades, buscam ajudar os atingidos pelas enchentes. Seja por meio de doações de alimentos, roupas e materiais diversos, seja via contribuição financeira, a sociedade civil está mobilizada com esse objetivo. 

Até o momento, o número de mortos em razão dos temporais que atingem o estado subiu para 85, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil na tarde desta segunda-feira (6). São investigadas outras 4 mortes. Além disso, há 111 desaparecidos e 291 pessoas feridas.

Conforme o levantamento da Defesa Civil, são 149,3 mil pessoas fora de casa, sendo 20 mil em abrigos e 129,2 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos). Ao todo, 364 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 873 mil pessoas.

Organizações da sociedade civil, como o Sobre Nós, um movimento que luta pela dignidade menstrual e pela vida das mulheres, se organiza em atuações nas cidades de Porto Alegre, Alvorada e Santa Maria, recebendo doações e atuando no auxílio e resgate do povo gaúcho. A organização está na busca de desabrigados e prestando o auxílio nos abrigos. 

Voluntárias do SobreNós realizam a distribuição de doações

Para Vitória Cabreira, coordenadora nacional do ‘Sobre Nós’, acredita que ajuda é fundamental e toda doação é bem vinda, pois tudo o que se recebe, acaba rápido, dada a urgência das condições que se encontra o povo gaúcho.

“Acredito que o principal é a ajuda, nós temos atuado no Sobre Nós em Porto Alegre, em Santa Maria e Alvorada, de forma mais prioritária e organizada. Nós temos se organizado atendendo os pontos de abrigo, ajudando as pessoas nos bairros e também organizando e auxiliando a Defesa Civil no resgate de quem ainda está ilhado. Essa tem sido a nossa principal atuação. É necessário e importante reforçar que as pessoas possam doar, continuar doando, porque toda doação, ela vai muito rápido. A situação é muito crítica, tem muito desabrigado, tem muito abrigo, então precisa produzir comida, precisa comprar água, porque a cidade tá sem água, precisa garantir colchão pra essa gente, então coisas nesse sentido, assim. Então é um pouco disso o que a gente tem feito e tem trabalhado”.

A organização doou todo o seu estoque de absorventes para as mulheres que estão nos abrigos e recebe doações através dos pontos de coleta espalhados pela cidade de Porto Alegre e pelo Pix: [email protected]

Os pontos de coleta ficam em Porto Alegre, na Casa da Juventude (Rua José do Patrocínio, 370 – Cidade Baixa); Coletivo Preta Velha (Rua Gabriel Fialho Camargo, 50 – Santa Tereza) e Associação Maria da Glória (Rua Alameda Dois, 105 – Morro da Cruz). 

https://www.instagram.com/p/C6j5qviRwKj/

https://www.instagram.com/p/C6ocCTqsrc8/

Voluntários arrecadam doações em grupo de capoeira em Porto Alegre – Foto: Reprodução

O canal de doações da Defesa Civil, o SOS Rio Grande do Sul, uma iniciativa de arrecadação de recursos destinados a ações de apoio às vítimas, foi reativado. “As contribuições podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas. O CNPJ (92.958.800/0001-38) é a chave utilizada no Pix da conta ‘SOS Rio Grande do Sul’, do Banco do Estado do Rio Grande do Sul”, destaca a Defesa Civil. 

Uma campanha solidária organizada pelo Instituto Vakinha, em parceria com o Pretinho Básico e o Badin Colono visa, por meio de doações on-line, arrecadar fundos para ajudar as famílias afetadas, assim como escolas, abrigos e entidades assistenciais que estão atuando na linha de frente humanitária no Rio Grande do Sul. Em apenas três dias, a iniciativa já conta com R$ 34.895.675,71 arrecadados por mais de 653 mil apoiadores. As doações podem ser feitas pelo site: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/a-maior-campanha-solidaria-do-rs

A Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) também se mobilizou para ajudar as comunidades atingidas. A instituição criou uma conta bancária exclusiva para receber doações, as quais serão feitas de acordo com as necessidades apontadas pelas autoridades que estão à frente da ajuda humanitária.

“As doações podem ser feitas pela seguinte chave Pix (aleatória): de54af32-c5c3-48fe-b2ae-378b2559648e. Todo o valor arrecadado será revertido na aquisição de materiais, alimentos e roupas”, reforçou a entidade.

Carregamento de água potável doada para as vítimas do Rio Grande do Sul que será transportada pela FAB – Foto: Divulgação

Por meio do Programa Sesc Mesa Brasil, a Fecomércio-RS pede contribuições de itens de doação, que podem ser realizadas na unidade do Sesc Mesa Brasil em Lajeado (Rua José Schmatz, 1478 – Moinhos), e doações em dinheiro, pela chave Pix: [email protected]; ou depósito: Banco do Brasil: Ag. 3418-5 / Conta: 61610-0 – Sesc – Mesa Brasil 2020 / CNPJ 03.575.238/0001-33.

A organização Ação da Cidadania está mobilizando doações para as vítimas das chuvas através da campanha SOS ENCHENTES BRASIL. A ação busca prestar auxílio emergencial para as vítimas e familiares impactados por tragédias ambientais. As doações podem ser feitas pelo site da instituição: https://www.acaodacidadania.org.br/

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) do Rio Grande do Sul também está recebendo donativos em sua sede (Rua dos Andradas, 943 – 7º andar) ou via pix pelo CNPJ 10.545.583/0001-90.

Os Correios também está atuando para coletar e transportar gratuitamente os donativos, sem custo aos doadores. São aceitos os itens considerados os de maior necessidade no momento pela Defesa Civil: alimentos da cesta básica; produtos de higiene pessoal; material de higiene seco e itens de vestuário. 

Ao mesmo tempo, os Correios vai doar itens de vestuário e utensílios domésticos. As doações são objetos de refugo, ou seja, objetos que passaram por todas as tentativas de entrega, não foram procurados pelos destinatários nem pelos remetentes e já ultrapassaram o prazo de 90 dias para reclamação previsto no Código de Defesa do Consumidor.

O MTST também está ajudando por meio de suas Cozinhas Solidárias. As doações podem ser feitas no apoia.se/enchentesrs 

Os clubes de futebol locais, entre os quais os principais são o Internacional e o Grêmio, e entidades como a Cufa também estão ajudando nesse esforço. Informações podem ser obtidas em seus perfis nas redes sociais. 

O post Campanhas de solidariedade se ampliam em apoio ao povo do Rio Grande do Sul apareceu primeiro em Hora do Povo.

Fonte: https://horadopovo.com.br/campanhas-de-solidariedade-se-ampliam-em-apoio-ao-povo-do-rio-grande-do-sul/