“Nova proposta do governo mostra que tem espaço no orçamento para reajuste”, afirmam docentes federais

O governo apresentou uma nova proposta de reajuste aos docentes federais em reunião com os representantes da categoria na tarde desta sexta-feira (19), mas a proposta mantém o aumento zero em 2024 e uma melhora no reajuste para 2025, que passou de 4,5% para 9%, e 3,5% em 2026. Os mesmos índices foram oferecidos também aos servidores técnico-administrativos em reunião na manhã de hoje (19).

De acordo com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), mesmo não sendo um cenário ideal, a intensa mobilização e greve da categoria forçou o governo a avançar na proposta.

“A greve da educação fez o governo se movimentar de uma inércia de meses. Encontrou mais espaço no Orçamento e atendeu pedidos que há muito vinham sendo pleiteados pela categoria docente, que sequer arranhavam o erário”, afirmou o presidente do Andes-SN, professor Gustavo Seferian. Segundo ele, “ainda é uma movimentação tímida, mas revela o quanto a greve é o meio eficaz na conquista de avanços e vitórias em defesa do serviço público. A crescente mobilização aponta certamente que há mais que podemos conquistar”, disse.

Da mesma forma avalia o professor Roberto da Justa, vice-presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC): “Percebemos nitidamente a greve como instrumento de pressão, demonstrando a importância do movimento grevista atual e a força dos professores”.

Agora, a proposta será levada aos sindicatos locais para ser votada em assembleias gerais pelos comandos de greve locais entre os dias 22 e 25 de abril.

O post “Nova proposta do governo mostra que tem espaço no orçamento para reajuste”, afirmam docentes federais apareceu primeiro em Hora do Povo.

Fonte: https://horadopovo.com.br/nova-proposta-do-governo-mostra-que-tem-espaco-no-orcamento-para-reajuste-afirmam-docentes-federais/