Rodovias privatizadas por Tarcísio terão 15 pedágios em apenas 213 quilômetros no litoral de SP

As rodovias privatizadas pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) na última semana terão um total de 15 praças de pedágios em um trecho que liga o Alto Tietê ao litoral sul paulista, de apenas 213,5 quilômetros.

O Consórcio Novo Litoral venceu o leilão do lote Litoral Paulista, com 213,5 quilômetros de extensão que compreende as rodovias Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), Mogi-Dutra (SP-088) e Mogi-Bertioga (SP-098), ligando as regiões do Alto Tietê, Baixada Santista e Vale do Ribeira. O leilão foi realizado pelo governo do estado de São Paulo na última terça-feira (17), na B3 , em São Paulo.

Entre os 15 trechos de cobertura de pedágio, 10 ficam na Baixada Santista. São 12 pontos na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), e um na Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro (SP-098), também conhecida como Mogi-Bertioga. Além disso, a concessão ainda inclui a rodovia Mogi-Dutra (SP-088), que contará com dois trechos de pedágio.

O projeto foi apresentado pela agência em 2019 e integra o Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). O governo promete que a iniciativa privada fará um investimento de R$ 4,3 bilhões, num prazo de concessão de 30 anos.

Entretanto, as rodovias que Tarcísio quer privatizar já são duplicadas e contam com excelente infraestrutura.

O edital não especifica onde serão os radares, mas o governo diz que ao todo serão 15 praças, sendo duas na Mogi-Dutra, um na Mogi-Bertioga, um na Rio-Santos (em Bertioga) e 11 na Padre Manoel da Nóbrega, uma rodovia de apenas 118 quilômetros que atravessa o litoral sul.
Trechos afetados pelos pedágios:

  • SP-088 (Mogi-Dutra) – Do km 32 ao km 39,45
  • SP-088 (Mogi-Dutra) – Do km 40,50 ao km 49,50
  • SP-098 (Mogi-Bertioga) – Do km 56,65 ao km 98,10
  • SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega) – Do km 211,40 ao km 248,10
  • SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega) – Do km 373,57 ao km 389,80
  • SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega) – Do km 366,02 ao km 373,57
  • SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega) – Do km 354,43 ao km 366,02
  • SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega) – Do km 345 ao km 354,43
  • SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega) – Do km 337,46 ao km 345
  • SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega) – Do km 329,91 ao km 337,46
  • SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega) – Do km 322,37 ao km 329,91
  • SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega) – Do km 314,83 ao km 322,37
  • SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega) – Do km 307,29 ao km 314,83
  • SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega) – Do km 299,74 ao km 307,29
  • SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega) – Do km 292,20 ao km 299,74

Ao longo da extensão, os valores do pedágio poderão variar de R$ 1,08 a R$ 6,29, a depender do trecho.

FREE FLOW

O edital assinado pelo governador Tarcísio Freitas (Republicanos) diz que é competência da concessionária a operação do sistema de cobrança de pedágio, incluindo a arrecadação da tarifa por meio do “Sistema Automático Livre”. Esse sistema, o “free flow”, como é chamado, permite que veículos sejam identificados pela placa e paguem a fatura no site da concessionária. Ou por tag no para-brisa. A tarifa, afirma o edital, será definida pelo governo.

O professor Paulo Boccuzzi, fundador do Movimento Pedágio Não, disse no mês passado à reportagem que o maior problema da concessão na região é o da Mogi-Dutra, estrada que corta a cidade e é usada como uma avenida pelos moradores. “Ela interliga bairros em um trecho de 9 km”, diz.

O edital fala ainda “que além do valor total arrecadado com as multas de trânsito, poderão ser utilizados outros mecanismos ou receitas para assegurar o reequilíbrio econômico-financeiro da concessionária decorrente do inadimplemento das tarifas pelos usuários”.

Além de uma série de obras citadas genericamente no edital, a concessionária deverá implantar monitoramento de 100% do sistema rodoviário, com implantação de identificação de emergências, entre outros.

Em 2021 e 2022, a ideia de instalar praças de pedágio nas estradas provocou protestos de moradores, políticos e associações civis, tanto em Mogi das Cruzes, quanto no litoral.

As estradas que estão na concessão envolvem as cidades de Arujá, Bertioga, Itanhaém, Biritiba-Mirim, Itariri, Miracatu, Mogi das Cruzes, Mongaguá, Pedro de Toledo, Peruíbe, Praia Grande e Santos. Em Itanhaém aconteceram diversos protestos contra a privatização da rodovia e a instalação de pedágios.

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