Secretário de Melo que foi passear em Paris em meio à tragédia em Porto Alegre é exonerado

Em meio ao caos e transtorno que sofre a população gaúcha em decorrência das enchentes que atingem o Estado, o secretário do Desenvolvimento Social da capital Porto Alegre, Léo Voigt, viajou na última terça-feira (7), de carro, para Florianópolis, a fim de tomar um avião para uma viagem à França.

Segundo Voigt a viagem à Europa enquanto a cidade em que ocupa o cargo de Desenvolvimento Social tem mais de 85% da população afetada, seria imprescindível. A pasta é responsável pela proteção à vulnerabilidade pessoal e comunitária, enfrentamento à pobreza, inclusão social e defesa dos direitos humanos.

Segundo balanço da Defesa Civil, divulgado nesta quarta-feira (8), diz que chegou a 100 o número de pessoas mortas em decorrência das chuvas que castigam o estado desde o início da semana passada. Há ainda 372 feridos e 128 desaparecidos.

Em todo o estado, 1.456.820 pessoas foram afetadas em 417 municípios. Desse total, 163.720 estão desalojadas e 66.761 foram levadas a abrigos temporários. Veja aqui a lista das cidades afetadas.

Além das mortes confirmadas, o estado tem quatro óbitos sob investigação. Isso quer dizer que as autoridades ainda estão aguardando confirmação para saber se essas mortes têm ou não relação com as chuvas.

EXONERAÇÃO

O Gabinete de Comunicação da Prefeitura divulgou nota dizendo que ele pediu exoneração. Como o Aeroporto Salgado Filho está fechado pelo menos até o final de maio, às companhias aéreas oferecem Florianópolis como a opção mais próxima.

Segundo a prefeitura da capital gaúcha, a demissão foi publicada no Diário Oficial de quarta. O cargo será assumido inteiramente pelo atual secretário adjunto, Jorge Brasil.

Voigt foi duramente criticado ao defender os albergues em condições desumanas em que a população vulnerável da cidade estava alocada, como a Pousada Garoa que, no final de abril, pegou fogo e matou mais de 10 pessoas.

Ele chegou a afirmar que todas as casas têm baratas e ratos. Ou seja, não tem problema nenhum em ter nas pousadas oferecidas para as pessoas em vulnerabilidade social.

GUAÍBA

Às 11h desta quarta, o nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, chegou a 5,10 metros. O nível mais alto desde a semana passada foi de 5,33 metros, registrado às 8h do domingo (5) e às 20h da segunda-feira (6).

Apesar da queda, a situação ainda é bastante preocupante, já que a cota de alerta é de 2,5 metros e a cota de inundação, de 3 metros. Até então, o nível mais alto que havia sido registrado no Guaíba foi em 1941, quando ficou entre 4,75 e 4,76 metros.

O Rio Grande do Sul deverá continuar a receber chuvas de alta intensidade e com fortes rajadas de vento até o fim de semana, segundo previsão da Climatempo.

O estado deverá ser atingido, a partir de hoje, por uma frente fria formada após a formação de um ciclone extratropical em alto mar na Argentina. O sul do estado e as áreas que fazem fronteira com o Uruguai têm alerta para perigo extremo.

O post Secretário de Melo que foi passear em Paris em meio à tragédia em Porto Alegre é exonerado apareceu primeiro em Hora do Povo.

Fonte: https://horadopovo.com.br/secretario-de-melo-que-foi-passear-em-paris-em-meio-a-tragedia-em-porto-alegre-e-exonerado/